terça-feira, 2 de abril de 2019

IPUEIRENSE CONSEGUE TRABALHO EM SÃO PAULO APÓS USAR CARTAZ PERSONALIZADO " VOCÊ PODE AJUDAR"?

Artista ajudou o desempregado e fez um cartaz com a técnica de "handlettering". Rapaz conseguiu emprego em uma rede de hotéis em Jundiaí (SP) após publicação comover internautas.


Por Ana Beatriz Serafim*, G1 Sorocaba e Jundiaí


Roberto Fernandes Azevedo conseguiu emprego após pedir em semáforo em Jundiaí — Foto: Roberto Fernandes Azevedo/Arquivo PessoalRoberto Fernandes Azevedo conseguiu emprego após pedir em semáforo em Jundiaí — Foto: Roberto Fernandes Azevedo/Arquivo PessoalRoberto Fernandes Azevedo conseguiu emprego após pedir em semáforo em Jundiaí — Foto: Roberto Fernandes Azevedo/Arquivo Pessoal
Foi com uma mala na mão e o sonho de recomeçar a vida que Roberto Fernandes Azevedo, do interior do Rio Grande do Norte, foi parar no interior de São Paulo. O jovem de 26 anos comoveu motoristas que passaram pela Avenida Nove de Julho em Jundiaí (SP) no último fim de semana com uma placa feita com a mensagem: "Estou à procura de emprego! Você pode me ajudar?"
A mensagem também caiu nas redes sociais, amplificando o pedido do rapaz, que conseguiu um emprego em uma rede de hotéis da cidade e deve começar a trabalhar nesta semana.
Roberto conta ao G1 que morava com a família em Ipueira (RN), cidade com pouco mais de 2 mil habitantes, e estudava Ciências Sociais. Depois de se curar de câncer e depressão, o jovem visitou o pai em Campo Limpo Paulista (SP) no fim de dezembro e resolveu ficar na cidade para recomeçar a vida.
"Tomei a decisão de tentar recomeçar a minha vida, poderia conseguir um emprego e fazer a minha faculdade. Mas não tinha como ficar com o meu pai, então a minha madrinha me adotou mesmo com dificuldades financeiras", relata.
Por quase três meses, a frustração da busca por emprego sem resultado quase desanimou Roberto. Ele conta que a tia o ajudava para ir até Jundiaí (SP) na distribuição currículos e ele trabalhou um dia na construção civil.
"Hoje a vida do emprego efetivo é muito difícil, mesmo passando por necessidades e minha tia dava dinheiro para ir para Jundiaí. Entreguei mais de 150 currículos e não estava resolvendo", lembra.
Em um programa matutino da TV Globo, Roberto viu a história de uma mulher que conseguiu emprego após pedir oportunidades em um semáforo e a atitude inspirou o jovem a tentar da mesma maneira.
"Eu tinha R$ 0,75 e comprei a cartolina, peguei um lápis da menina da loja ao lado de casa e usei o cartão do meu primo para ir até Jundiaí, porque não tinha dinheiro."Roberto foi até a Avenida Nove de Julho e com "cara e coragem" segurou a placa no semáforo. Entre carros que iam e voltavam, alguns motoristas pediram para tirar fotos para divulgar a atitude do rapaz.

Upgrade no cartaz

A artista Giuliana Vaia foi uma das pessoas curiosas com a atitude de Roberto. Ao G1, ela disse que sentiu dificuldade para ler o que estava escrito no cartaz e se sensibilizou com o rapaz, por isso fez um novo com a técnica de "handlettering".
Artista fez cartaz com técnica de "handlettering" para rapaz em Jundiaí — Foto: Instagram/ReproduçãoArtista fez cartaz com técnica de "handlettering" para rapaz em Jundiaí — Foto: Instagram/Reprodução
Artista fez cartaz com técnica de "handlettering" para rapaz em Jundiaí — Foto: Instagram/Reprodução
"Tive a ideia de fazer um cartaz preto escrito em branco para chamar mais atenção. Senti vontade de ajudar, porque fiquei encantada com a coragem dele de meter as caras em uma avenida movimentada pedindo emprego", conta.
Giuliana Vaia ainda tirou uma foto de Roberto e publicou nas redes sociais, na esperança de algum conhecido pudesse dar o tão sonhado emprego do rapaz.
"Não imaginava que tanta gente tivesse sido tocada por essa história dele! O post teve mais de 300 compartilhamentos e em menos de um dia ele já tinha conseguido um emprego!"
O cartaz personalizado funcionou e na segunda-feira (22) Roberto já tinha uma entrevista de emprego agendada em uma rede de hotéis de Jundiaí."Todos os empregos que eu arrumasse seriam bons para mim, para ajudar a minha tia, ajudar a minha mãe e para cursar faculdade que eu quero fazer", conta Roberto.
Jovem consegue trabalho após pedir emprego em semáforo com 'cartaz personalizado' em Jundiaí — Foto: Roberto Fernandes Azevedo/Arquivo PessoalJovem consegue trabalho após pedir emprego em semáforo com 'cartaz personalizado' em Jundiaí — Foto: Roberto Fernandes Azevedo/Arquivo PessoalJovem consegue trabalho após pedir emprego em semáforo com 'cartaz personalizado' em Jundiaí — Foto: Roberto Fernandes Azevedo/Arquivo Pessoal

Enfim, a vaga...

Ao G1, o gerente da rede de hotéis que fez a seleção, Erich Biller, disse que a publicação da foto de Roberto chegou até a equipe e, como havia uma vaga, ele foi chamado. O rapaz vai trabalhar como auxiliar de serviço de quarto.
"Ele fez processo de seleção e gostamos dele. O fato dele estar ali demonstrando interesse já é um diferencial, tem talento que precisa ser explorado", conta o gerente.
Roberto deve começar o novo emprego no início desta primeira semana de abril e se sente motivado para conquistar outros sonhos, inclusive de cursar farmácia.
"Me sinto agradecido a Deus porque foi Ele quem me deu essa oportunidade. A minha humildade me fez chegar onde estou, em não ficar em casa e ir buscar seu sonho. Estou passando para outras pessoas nada é impossível, tudo depende de você", conta.
Roberto Fernandes Azevedo conseguiu emprego após pedir em semáforo em Jundiaí — Foto: Roberto Fernandes Azevedo/Arquivo PessoalRoberto Fernandes Azevedo conseguiu emprego após pedir em semáforo em Jundiaí — Foto: Roberto Fernandes Azevedo/Arquivo PessoalRoberto Fernandes Azevedo conseguiu emprego após pedir em semáforo em Jundiaí — Foto: Roberto Fernandes Azevedo/Arquivo Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...