quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Objeto Que Cruzou Sistema Solar Pode Ser Nave Alienígena, Diz Harvard

Objeto Que Cruzou Sistema Solar Pode Ser Nave Alienígena, Diz Harvard

Olá leitor!

Segue abaixo uma noticia publicada ontem (06/11) no site da “Revista VEJA”destacando que segundo Pesquisadores da Universidade de Harvard, o objeto denominado Oumuamua que cruzou recentemente o nosso sistema solar, pode ser uma nave alienígena.

Duda Falcão

CIÊNCIA

Objeto Que Cruzou Sistema Solar
Pode Ser Nave Alienígena, Diz Harvard

Pesquisadores de Harvard levantam possibilidade de objeto rochoso
apelidado de Oumuamua ter sido enviado por civilização alienígena

Da redação
Revista Veja
Publicado em 6 nov 2018, 16h31
(Com Estadão conteúdo e Reuters)

(ESO/M. Kornmesser/Divulgação)
Oumuamua: de cometa a objeto de 'origem artificial',
na forma de charuto - 21/11/2017.

Um misterioso objeto rochoso em formato de charuto que cruzou nosso sistema solar no ano passado pode ser uma espaçonave alienígena, sugeriram astrônomos da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Batizado de Oumuamua, que significa “mensageiro de muito longe que chega primeiro” em havaiano, o objeto espacial foi o primeiro a viajar de outro sistema planetário para o nosso. Foi descoberto pelo telescópio Pan-STARRS 1, instalado no Havaí, em outubro de 2017.

Desde a sua passagem, os cientistas têm dificuldade em explicar suas características incomuns e sua origem precisa. Inicialmente, os pesquisadores o classificaram como um cometa e, depois, como asteroide, antes de finalmente considerá-lo um novo tipo de “objeto interestelar”.

Agora, um novo estudo de pesquisadores do Harvard Smithsonian Center for Astrophysics, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, levanta a possibilidade de o objeto ter uma “origem artificial”.

“Oumuamua pode ser uma sonda totalmente operacional enviada intencionalmente à vizinhança terrestre por uma civilização alienígena”, escreveram os astrônomos no artigo, que foi submetido ao jornal científico americano Astrophysical Journal Letters.

Os autores da tese são Abraham Loeb, professor de astronomia, e Shmuel Bialy, um pós-doutor, ambos estudiosos de Harvard.

A teoria baseia-se na “aceleração excessiva” do objeto ou em seu aumento inesperado de velocidade, segundo os pesquisadores. A estrutura escura chegou a alcançar 315.000 quilômetros por hora e saiu do nosso sistema solar em janeiro de 2018.

Além disso, Oumuamua apresenta uma rotação rápida e uma variação de brilho de até dez vezes, bem mais intensa do que qualquer outra já observada.

Ainda segundo os astrônomos, a suposta nave espacial tem um formato semelhante ao da nave LightSail-1, um projeto de vela solar desenvolvido pela Sociedade Planetária, com sede nos Estados Unidos, e que se assemelha a uma pipa.

“A tecnologia light-sail pode ser usada de forma abundante para o transporte de cargas entre planetas ou entre estrelas”, dizem os cientistas.

Objeto Antigo

Outro estudo publicado em maio por cientistas do Brasil e da França sugere uma tese diferente sobre a origem do Oumuamua. Com base em uma simulação computacional, a publicação indicou que ele foi formado naturalmente em outro sistema e capturado por forças gravitacionais quando nosso sistema solar se formou de uma nuvem de gás e poeira, há cerca de 4,5 bilhões de anos.

“Este é um forte candidato a objeto mais velho no sistema solar”, disse o astrônomo Fathi Namouni, do Observatório de Côte d’Azur, na França.

O estudo foi publicado na revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society: Letters. A pesquisa foi realizada por Fathi Namouni e Helena Morais, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Rio Claro.

Segundo Morais, o Oumuamua não se instalou permanentemente na órbita solar porque sua velocidade é tão alta que a atração do Sol foi suficiente apenas para curvar sua trajetória, tornando sua órbita um pouco mais hiperbólica. “Precisaria ter vindo com menos velocidade para que a trajetória se tornasse elíptica e fosse assim capturado pelo sistema solar”, afirmou a cientista.

O asteroide com trajetória retrógrada teria sido atraído para o campo gravitacional de Júpiter no final da época de formação dos planetas.

“Esta descoberta nos conta que o sistema solar provavelmente pode ser lar de mais asteroides extrassolares e cometas capturados mais cedo em sua história. Alguns destes objetos podem ter colidido com a Terra no passado, possivelmente carregando água, biomoléculas ou até mesmo matéria orgânica”, acrescentou Morais.


Fonte: Site da Revista VEJA - 06/11/2017

Comentário: Bom leitor, se todas estas suposições desses pesquisadores de Harvard estiverem corretas, pode até ser que este objeto seja mesmo uma nave espacial alienígena, mas se assim for, muito possivelmente seria uma nave de uma civilização bem distante de nosso Sistema Solar que, de passagem, capturou sinais de nossa civilização e assim resolveu investigar, não fazendo parte das supostas civilizações que já visitam o nosso planeta há milhares de anos. Enfim, esta possibilidade ainda por muitos anos será debatida por aqueles que a apoiam e aqueles que duvidam deste objeto ser uma nave alienígena. Gostaríamos de agradecer mais uma vez ao nosso amigo leitor Rui Botelho pelo envio desta notícia.

https://brazilianspace.blogspot.com/2018/11/objeto-que-cruzou-sistema-solar-pode.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...