terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Memórias de São João do Sabugi/RN - Escolas Reunidas Senador José Bernardo

As Escolas Reunidas Senador José Bernardo, em São João do Sabugi-RN, foram inauguradas em 1925, pelo Presidente do Estado do Rio Grande do Norte, José Augusto Bezerra de Medeiros. Funcionou como instituição escolar até 1953, quando foi construído um novo prédio, mais amplo, adequado ao aumento das demandas escolares do lugar; desde então, a antiga sede das Escolas Reunidas abriga a Prefeitura Municipal.
Essa construção parece haver-se edificado com verbas da prefeitura de Serra Negra e do Governo do Estado, complementadas por recursos oriundos de uma campanha coordenada por Francisco Quinino de Medeiros, que veio a ser seu professor e primeiro gestor. Na mensagem que enviou ao Congresso Legislativo, em novembro de 1925, José Augusto faz referência ao “belo prédio das Escolas R. ‘Senador José Bernardo’, em São João do Sabugi (Serra Negra)”, inaugurado no mesmo ano que as escolas públicas de Caicó e Martins.
Na imagem, chamam a atenção, além da bela construção em estilo eclético, a varanda do jardim, ainda sem os seus balaústres atuais, e o poste de madeira, à direita, de onde pende um singular lampião. Alguém sabe informar sobre esse sistema de iluminação?
Não há informações sobre o fotógrafo. Pelas características da fotografia em seu suporte de papel, colado numa estrutura acartonada, cremos ser dos anos 1930. A imagem integra o acervo de Hildete Quinino de Medeiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...