segunda-feira, 1 de maio de 2017

O novo sempre vem... e vai - Morre Belchior

O novo sempre vem... e vai

Via Bar do ferreirinha
Morre Belchior, apenas 
um rapaz latino-americano

Morreu na cidade  de Santa Cruz, Rio Grande do Sul, o cantor e compositor cerense Belchior,  um dos mais importantes artistas da música popular brasileira.
Ele estava com 70 anos de idade e era natural de Sobral, interior do Ceará.
Os familiares do músico confirmaram a morte para o jornal cearense O Povo, o primeiro a informar o falecimento. 
O governador do Estado, Camilo Santana, decretou luto oficial no Ceará por três dias.
O músico havia externado o desejo de ser sepultado na sua cidade natal, e o seu corpo deve ser transferido do Rio Grande do Sul para o Ceará ainda neste domingo, 30. 
O enterro, como ele queria, será realizado em Sobral, município localizado a 240 km da capital.
Ultimamente, o artista vivia recluso, com a companheira Edna Prometheu, que também era sua produtora.

A carreira - Ele chegou a estudar Medicina, mas abandonou o curso no quarto ano, em 1971, para dedicar-se à carreira artística. 
Ligou-se a um grupo de jovens compositores e músicos, como Fagner, Ednardo, Rodger Rogério, Teti, Cirino entre outros, conhecidos como o Pessoal do Ceará.
De 1965 a 1970 apresentou-se em festivais de música no Nordeste. 
Em 1971, quando se mudou para o Rio de Janeiro, venceu o IV Festival Universitário da MPB, com a canção Na Hora do Almoço, cantada por Jorge Melo e Jorge Teles, com a qual estreou como cantor em disco, um compacto da etiqueta Copacabana. 
Em São Paulo, para onde se mudou, compôs canções para alguns filmes de curta metragem, continuando a trabalhar individualmente e às vezes com o grupo do Ceará.
Em 1972 Elis Regina gravou sua composição Mucuripe (com Fagner). 
Atuando em escolas, teatros, hospitais, penitenciárias, fábricas e televisão, gravou seu primeiro LP em 1974, na gravadora Chantecler. 
O segundo, Alucinação (Polygram, 1976), consolidou sua carreira, lançando canções de sucesso como Velha roupa colorida e Como nossos pais, que depois foram regravadas por Elis Regina, e Apenas um rapaz latino-americano. 
Outros êxitos incluem Paralelas (lançada por Vanusa) e Galos, noites e quintais (regravada por Jair Rodrigues). 
Em 1979 no LP Era uma Vez um Homem e Seu Tempo (Warner) gravou Comentário a respeito de John (homenagem a John Lennon).
Homenagem - Realizado na região da Praia de Iracema, em Fortaleza, desde terça-feira, 25, o festival gratuito Maloca Dragão promoverá o show "Viva Belchior - tributo dos artistas cearenses ao rapaz latino americano”, que não integrava a programação inicial do evento. 
A apresentação em homenagem contará com artistas conhecidos como “pessoal do Ceará”, movimento de uma cena que contou com Rodger Rogério, Belchior, Amelinha e Fausto Nilo.
Bar de Ferreirinha junta-se aos milhares de fãs, órfãos de Belchior, e presta uma homenagem ao artista com vídeos de algumas das suas obras-primas. Saudades!

Como nossos pais


Alucinação


Apenas um rapaz latino-americano


Pequeno mapa do tempo


Paralelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...