quarta-feira, 1 de março de 2017

INCRÍVEL: Descoberta chocante no fundo do oceano é capaz de desconstruir diversos mitos

INCRÍVEL: Descoberta chocante no fundo do oceano é capaz de desconstruir diversos mitos

O fundo do oceano pode revelar muitos mistérios. Mitos antigos, como a cidade perdida de Atlântida, permanecem sem muitas explicações. Mas, outra cidade perdida está desconstruindo alguns desses mitos.
Conhecida como Heracleion, a cidade foi redescoberta em 2000 pelo arqueólogo francês Franck Goddio e por uma equipe do Instituto Europeu de Arqueologia Subaquática (IEASM), após uma pesquisa geofísica de quatro anos. As ruínas da cidade perdida foram encontradas a cerca de 10 metros de profundidade no mar Mediterrâneo, mais precisamente, na baía de Aboukir, perto de Alexandria, Egito. Eles acreditam que a cidade de Heracleion tenha ficado enterrada por 1.200 anos.
De acordo com o jornal britânico The Telegraph, a principal pesquisa sugere que Heracleion serviu como um porto obrigatório de entrada para o comércio entre o Mediterrâneo e o Nilo.

Até agora, 64 barcos e mais de 700 âncoras foram desenterrados da lama da baía. Outros achados incluem moedas de ouro, moedas de Atenas e estátuas gigantes com escritos em grego e egípcio antigos. Os pesquisadores acreditam que esses artefatos apontam para a proeminência da cidade como um centro comercial movimentado.


Os arqueólogos também descobriram uma variedade de artefatos religiosos na cidade submersa, incluindo esculturas de pedra de quase 5 metros. Eles acreditam que tais esculturas decoravam o templo central da cidade e sarcófagos de calcário.

A evidência arqueológica é simplesmente esmagadora”, disse professor Sir Barry Cunliffe, um arqueólogo da Universidade de Oxford que participou da escavação, em um comunicado à imprensa obtido pelo The Huffington Post. “Por permanecerem intocados e protegidos por areia no fundo do mar durante séculos, eles estão brilhantemente preservados“, completou.

Mas apesar de toda a animação, um mistério sobre Heracleion permanece em grande parte sem solução: por que, exatamente, naufragou? A equipe de Goddio tem uma teoria: eles sugerem que o peso dos grandes edifícios sobre a região e o solo de areia podem ter feito a cidade afundar após um terremoto.
Ofigenno / 

The Huffington Post ] [ Fotos: Reprodução / The Huffington Post ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...