terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Segredo da vida na Lua: cientistas apresentam novas provas

Segredo da vida na Lua: cientistas apresentam novas provas

Terra e Lua, vista do espaço

A superfície da Lua foi em tempos coberta por uma camada de oxigénio, produzido por ervas e microrganismos terrestres e transportado da atmosfera da Terra pelo vento solar, comunica um artigo publicado no jornal Nature Astronomy.

O cientista Kentaro Terada da Universidade de Osaka do Japão, encontrou junto com seus colegas os primeiros sinais de vida terrestre na Lua, após o estudo dos dados recolhidos durante a missão lunar japonesa Selene. 

Segundo as medições feitas pela sonda Selene, o vento solar, um fluxo de plasma expelido pelo Sol, pode transportar consigo grande quantidade de íões e moléculas de oxigénio da atmosfera, comunica o Nature Astronomy

Segundo os cientistas, é a proporção de isótopos, bem como o grau de oxidação dos íões, que permite detectar o oxigénio tipicamente terrestre de origem biológica, sintetizado por micróbios, algas ou plantas. Esta descoberta explica um dos mistérios mais antigos da Lua, segundo comunicou o cientista.

Se concluiu também que a poeira lunar tem grande quantidade de oxigénio pesado, cuja fonte é a Terra, que "bombardeia" a Lua com grande quantidade de oxigénio cada vez que nosso planeta eclipsa a Lua e o Sol.

No total, segundo as estimativas dos autores do artigo, nos mais de 4 milhões de anos após a formação do Sistema Solar, cerca de 106 milhões de toneladas do oxigénio terrestre teriam sido transportadas para a Lua.


Ler mais AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...