quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

GOVERNAR DE NOVO OU COM O NOVO?

Nenhum texto alternativo automático disponível.

GOVERNAR DE NOVO OU COM O NOVO?


Desde anteontem o município de São João do Sabugi tem novos gestores públicos, estando o Poder Executivo nas mãos de Lydice Brito (Prefeita) e Isaías Fernandes (Vice-Prefeito) e o Legislativo sob o comando de Rutênio Medeiros (Presidente da Câmara Municipal) e Paulo Eduardo Mafra (Vice-Presidente). Desejo sinceramente que façam boas gestões à frente dos poderes que representam, dentro dos princípios republicanos, com interesses voltados para o bem comum, em que as intenções pessoais, familiares e político-partidárias sejam de segunda ordem.

Creio que a gestão municipal para o quadriênio 2017-2020 deva ser de muito diálogo, considerando que os poderes Executivo e Legislativo, que devem ser colaborativos e complementares, estão em correntes políticas opostas. Portanto, é chegada a hora de se promover o colóquio entre executores e legisladores, no sentido de que um poder não poderá se sobrepor ao outro, mas ambos deverão buscar o entendimento quando isso for indispensável ao crescimento do município e ao bem estar de sua gente. Que seja banida toda forma de autoritarismo em palavras e em ações, como se tem testemunhado durante anos, rumo ao diálogo franco com as pessoas e as instituições.

Em especial, minha torcida é para que estes itens sejam atendidos:
- atenção prioritária à saúde, com melhorias no atendimento a todos;
- manutenção dos índices atingidos na educação, buscando-se mais avanços;
- conclusão de obras inacabadas;
- respeito e proteção ao patrimônio histórico-cultural e natural;
- estímulo à cultura em seu conceito amplo, para além da festa;
- atitudes de respeito às diferenças, sejam elas de cor, de credo, de sexualidade, entre outras;
- cuidados com o meio-ambiente;
- ampliação das atividades esportivas, incluindo diversas modalidades, tendo em vista não apenas o seu caráter competitivo, mas também formativo e lúdico;
- preocupação com a segurança;
- desenvolvimento de ações de prevenção ao uso de drogas;
- incentivo às atividades econômicas e à geração de emprego e renda;
- comportamento ético e honestidade dos gestores, dos legisladores e dos demais servidores públicos;
- adequado funcionamento dos serviços públicos em todas as áreas.

Que não sejam continuadas quaisquer formas de exclusão, de perseguição, de autoritarismo. Que sejam tomados novos gestos em direção a uma convivência entre diferentes, num lugar comum. Que não se governe “de novo”, mas “com o novo”; sem implicar, com isso, em simples maquilagem ou disfarce.

O trabalho será árduo, a se estender durante quatro anos, em que a coragem e a boa-vontade deverão suplantar o desânimo e a mesquinharia, quando estes aparecerem. Tenho esperança que os gestores Lydice e Isaías, mais os edis Rutênio, Paulo, Israel, Reginaldo, Batista, Marcílio, Júnior, Quintino e André, terão forças para enfrentar as dificuldades e, mais do que procurarem uma cisão na administração pública, maléfica para a terra e sua gente, estarão focados na busca da harmonia quando esta for essencial ao bem comum. Que Prefeita e Vice-Prefeito governem com justiça. Que a oposição aja com responsabilidade, fiscalizando os atos do Executivo e propondo soluções para os problemas do nosso lugar. Que uns e outros obtenham êxitos! 

Viva Sanja!

                                                                                         Por João Quintino


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...