ALINHAMENTO PLANETÁRIO

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

AMBIENTE: Fauna brasileira

AMBIENTE: Fauna brasileira

Imagens reprodução.












Fauna brasileira: Como você já deve saber que a situação dos animais silvestres é preocupante em todo o mundo. Com as espécies brasileiras, o quadro não é muito diferente.

Com a perda de habitat, poluição, queimadas, caça, comércio ilegal de animais e outros fatores, o esforço de conservação se faz necessário para evitar a extinção de muitas espécies de nossa fauna e flora.

Fauna brasileira
A Fauna do Brasil envolve o conjunto de espécies animais distribuídas por todo o território brasileiro.  Brasil abriga o maior número de primatas, animais vertebrados e anfíbios da Terra.

Biodiversidade da fauna brasileira
De maneira geral, a fauna brasileira não encontra rival em diversidade, com muitas espécies inexistentes em outras partes do mundo. São inúmeras as aves de rapina, como os gaviões, como as corujas e os mochos, as trepadoras, os galináceos, as pernaltas, os columbídeos e os palmípedes.

Somente em peixes de água doce, o Brasil tem cerca de 3000 espécies — número pelo menos três vezes maior que o de qualquer outro país.

Muitas espécies ainda estão sendo descobertas devido a vastidão de nosso território. Assim que são catalogadas, muitas já entram para a lista de espécies ameaçadas.

Pelo Brasil
Na selva amazônica existe uma abundante fauna de peixes e mamíferos aquáticos que habitam os rios e lagos. As mais conhecidas são o pirarucu e o peixe-boi (este em via de extinção).

Nas várzeas existem jacarés e tartarugas (também ameaçados de extinção), bem como algumas espécies de anfíbios, notadamente a lontra e a capivara e certas serpentes, como a sucuri.

Nas florestas em geral predominam a anta, a onça, os macacos, o preguiça, o caititu, a jiboia, a sucuri, os papagaios, araras e tucanos e uma imensa variedade de insetos e aracnídeos.

Na caatinga, Cerrado e campos são mais comuns a raposa, o tamanduá, o tatu, o lobo guará, o guaxinim, a ema, a seriema, perdizes e codornas, e os batráquios (rãs, sapos e pererecas) e répteis (cascavel, surucucu e jararaca). Há abundância de térmitas, que constroem montículos duros como habitação.

Espécies extintas no Brasil
Muitas espécies da nossa fauna já estão extintas, como o Maçarico-Esquimó (Numenius borealis) e a Araraúna, também conhecida como Arara-Azul-Pequena, extinta desde fins do século XIX.

É preciso que políticos se mobilizem junto com a sociedade para preservar nossos animais, antes que muitos outros se percam para sempre. 
Via Blog do Toinho
ViVia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...