ALINHAMENTO PLANETÁRIO

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Pesquisa apresentada em evento científico mostra a descoberta de fósseis de dinossauro na Bacia Potiguar


Pesquisa apresentada em evento científico mostra a descoberta de fósseis de dinossauro na Bacia Potiguar

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/













A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) sediou na semana passada, um evento dedicado ao estudo da Paleontologia. A Reunião Anual
Regional da Sociedade Brasileira de Paleontologia, Núcleo Nordeste - PALEO-NE contou com palestras e apresentações de trabalhos no Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN).

Na ocasião, a Dra. Lilian Bergqvist, do Departamento de Geologia, da UFRJ, apresentou os primeiros resultados das escavações realizadas em 2015 na Bacia Potiguar, em busca de fósseis de vertebrados. Os dados apresentados pela pesquisadora mostram que foram descobertos na Bacia Potiguar, fósseis de dinossauro com tamanho aproximado de 15 a 20 metros e com peso de 20 toneladas.

“A Bacia Potiguar se mostra muito diversa. Os fósseis foram descobertos em 2004, mas só conseguimos começar a coletar em 2015, com recursos do CNPq. A pesquisa é realizada pela UFRJ em parceria com a UERN, UERJ, UFMT e pesquisadores da Argentina e Goiás. Agora, vamos trabalhar com o material que foi coletado”, afirmou a Dra. Lilian Bergqvist.

Durante o evento, foram prestadas homenagens a pesquisadores da Paleontologia. Os homenageados foram a Profa. Maria de Fátima Cavalcante Ferreira dos Santos e o Prof. Claude Luiz de Aguilar Santos, ambos do Museu Câmara Cascudo em Natal (pertencente a UFRN). O Prof. Narendra Kumar Srivastava, aposentado do Departamento de Geologia da UFRN, não pôde comparecer para receber a homenagem.

A coordenação do evento foi do professor Dr. Kleberson de Oliveira Porpino (UERN) e do prof. Dr. Hermínio Ismael de Araújo Júnior (UERJ). “É um grande orgulho retornar à UERN, que é minha casa, não mais como aluno e sim como pesquisador”, afirmou Hermínio, que é egresso do curso de Ciências Biológicas da UERN, cursou mestrado e doutorado na UFRJ, sendo co-orientado por Kleberson Porpino. “A gente teve um comparecimento muito bom de pessoas de vários estados do Nordeste. Também tivemos apresentação de trabalhos”, afirmou Kleberson, ressaltando que foram mais de 100 participantes.

PALEO-NE

As Reuniões Anuais Regionais da Sociedade Brasileira de Paleontologia (PALEO) são eventos promovidos pelos Núcleos regionais da Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP) destinados a promover o diálogo entre pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação e demais interessados, nas diversas regiões do país.

Fonte: Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...