ALINHAMENTO PLANETÁRIO

domingo, 25 de dezembro de 2016

Ouça como a língua ancestral era falada 6.000 anos atrás

Ouça como a língua ancestral era falada 6.000 anos atrás

Daí entram as línguas modernas, com suas semelhanças e diferenças e, partindo do pressuposto que muitas derivam direta ou indiretamente do PIE, os linguistas começaram, no século 19, a reconstruir o vocabulário desta língua hipotética.

A partir dessa reconstrução aproximada, o linguista Andrew Byrd fez uma leitura e dramatização de uma história, chamada “A Ovelha e os Cavalos”, com a pronúncia que o PIE provavelmente teria tido. A história, por sua vez, foi criada pelo linguista alemão August Schleicher em 1868, e, de tempos em tempos, conforme os linguistas descobrem novos fatos sobre a língua proto-indo-europeia, ela é atualizada.

Ouça a última versão clicando abaixo ou baixe o arquivo:
A tradução da história seria algo como:

“Uma ovelha que não tinha lã viu cavalos, um deles puxando uma carroça pesada, outro carregando uma carga pesada e um carregando um homem com rapidez. A ovelha disse para os cavalos: ‘Meu coração se parte, vendo um homem guiando cavalos’. Os cavalos responderam: ‘Preste atenção, ovelha, nossos corações se partem quando vemos isto: um homem, o mestre, faz da lã da ovelha uma roupa quente para si. E a ovelha fica sem lã’. Ouvindo isto, a ovelha fugiu pelo campo”.

Via io9  / Hypesciencie

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...