domingo, 9 de outubro de 2016

Tremor de terra de magnitude 3,7 é sentido em Estrela do Norte, em Goiás

Tremor de terra de magnitude 3,7 é sentido em Estrela do Norte, em Goiás

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Um tremor de terra assustou os moradores de Estrela do Norte, região norte de Goiás, na sexta-feira (7). De acordo com o Observatório Sismológico da
Universidade de Brasília (UnB), o tremor de terra foi de magnitude 3,7 na escala Richter, com epicentro a 10km do Centro da cidade e a 5km abaixo da superfície.
A comerciante Ivone Lopes de Oliveira é dona de um supermercado e conta que ela e os clientes do estabelecimento se assustaram. “Teve um barulho e imediatamente começou a tremer muito a terra, vibrando bastante. As prateleiras com os produtos começaram a vibrar, com uma sacudida. Não chegou a cair nada, mas foi um susto muito grande”, contou.
O abalo sísmico aconteceu na tarde de sexta-feira (7). No entanto, esta não foi a primeira vez que a terra tremeu na região norte do estado.
Em 2012, foram cinco tremores registrados. Um deles foi sentido em, pelo menos, cinco cidades da região. O registro de maior magnitude foi registrado em 2011, de 4,1 na escala Richter.
Ivone conta que apesar do susto, o tremor de terra sentido na cidade desta vez não causou muito transtorno. “A gente assusta e muito, porque de repende as coisas começam a vibrar. Mas dessa vez foi menor. Eu senti que vibrou menos, até porque não fiquei sabendo de nenhum prejuízo que tenha sido causado”, contou.

Escala Richter
A escala Richter, desenvolvida originalmente em 1935 por Charles Richter e Beno Gutenberg, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, é uma forma de medir a magnitude dos terremotos com base nas ondas sísmicas que se propagam a partir do local de origem do tremor no subsolo.A escala, em princípio, não tem limites, mas terremotos com magnitude 10 ou superior nunca foram registrados.
A escala Richter usa logaritmos como base matemática, o que, na prática, significa que uma variação de apenas um número na magnitude de um terremoto -- passando de 7 para 8, por exemplo -- na verdade significa um aumento de dez vezes na amplitude.
Os efeitos de um terremoto obviamente dependem, entre outras coisas, de sua magnitude na escala Richter. Até a magnitude 1,9, por exemplo, só sismógrafos são capazes de detectar o tremor. Os primeiros danos aparecem em magnitudes entre 4 e 4,9, com quebra de janelas e outros objetos. Com magnitudes entre 7 e 7,9, prédios podem sair de suas fundações e rachaduras aparecem no solo.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...