segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Incêndio destrói mais de 400 hectares de Mata Atlântica no Rio Grande do Norte

Incêndio destrói mais de 400 hectares de Mata Atlântica no Rio Grande do Norte



185342



Da Tribuna do Norte – Um incêndio que se iniciou na última sexta-feira (7) na Mata do Pilão, no município do Espírito Santo, Litoral Sul do Rio Grande do Norte, está colocando em risco os resquícios de Mata Atlântica presente na região. O Corpo de Bombeiros encontra-se no local desde sábado (8) com uma unidade na tentativa de conter as chamas, mas sem sucesso. Estima-se que, até o momento, ao menos 400 hectares de mata foram comprometidos pelo incêndio.


O Secretário de Recursos Hídricos, José Mairton Figueiredo, afirma que o Gabinete Civil e o Governador já foram informados da situação. A secretaria, no momento, aguarda a avaliação de danos que está sendo realizada pelo Corpo de Bombeiros e o IDEMA e estuda a possibilidade de solicitar a ajuda do Exército, Base Naval e reforços da Paraíba, a depender do resultado da avaliação. As prefeituras da região também foram acionadas para prestar ajuda.


De acordo com a bióloga especialista em fauna silvestre e presidente do Comitê de Bacias do Rio Pitimbu Rose Dantas, o impacto do incêndio é enorme para a biodiversidade da região “além da mata queimada, temos anfíbios, répteis, mamíferos e aves todas mortas. O impacto é muito grande em cima da fauna e também em cima dos recursos hídricos, pois essa área tem quatro nascentes importantes do rio do Salto”, disse. O rio do Salto é de grande importância para o abastecimento da região do “Cinturão Verde” do Litoral Sul.


“Nessa mata nós temos os últimos remanescentes de jaguatirica, um animal que consta em lista de extinção”, complementa Rose. A região da mata do Pilão é uma das últimas que ainda possuem a presença da mata atlântica no Rio Grande do Norte.

Via M.Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...