terça-feira, 3 de maio de 2016

Biografia do jurista Paulo Bonavides é lançada hoje em evento na UFC - "Paulo Bonavides, o perfil de um constitucionalista"

Biografia do jurista Paulo Bonavides é lançada hoje em evento na UFC

Intitulada "Paulo Bonavides, o perfil de um constitucionalista", biografia do professor emérito será lançada às 8h de hoje, na Faculdade de Direito da UFC
TATIANA FORTES/O POVO
Biografia é resultado da coautoria dos juristas Cândido Albuquerque e Rômulo Moreira de Deus)

Aos 90 anos, o constitucionalista e professor emérito da Universidade Federal do Ceará (UFC), Paulo Bonavides, tem papel de destaque em pelo menos sete países estrangeiros. O jurista brasileiro já passou pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e lecionou como professor visitante em Portugal e Alemanha. Agora, ele ganha biografia que traça sua influência nos estudos de constituição pelo mundo.

Intitulado “Paulo Bonavides, o perfil de um constitucionalista” , o livro é resultado de coautoria dos juristas Cândido Albuquerque e Rômulo Moreira de Deus, desembargador aposentado. A obra será publicado pela editora Malheiras e tem lançamento marcado para esta manhã, a partir das 8 horas, na Faculdade de Direito da UFC.

“Quando tivemos em Portugal e na Espanha, vimos pessoas de muitos países, da Ásia,inclusive, pedindo autógrafo de Bonavides. Eu fiquei impressionado com aquilo. Ele tem uma importância grande no pensamento universal”, diz Albuquerque.

Embora tenha nascido na Paraíba, foi no Ceará que o jurista fez sua carreira e passou a ganhar destaque. Muitos de seus livros, como Ciência Política e Curso de Direito Constitucional, são obrigatórios em cursos de ensino superior.

“Tivemos a grande vantagem de ele estar vivo e poder colaborar com o processo de construção deste perfil. Muitas pessoas ajudaram, com documentos, relatos”, explica Albuquerque.

Carreira internacional
“Na Alemanha, quando vão elaborar uma teoria constitucional, querem saber a opinião de Paulo Bonavides, querem saber a opinião do Brasil nisso. Temos essa preciosidade que muitos não conhecem”, afirma o coautor Albuquerque.

O autor diz que Bonavides mantem correspondência com nomes importantes do direito no México, na Espanha e em Portugal, sempre produzindo e contribuindo para as ciências sociais. Em Belgrado, na Sérvia, o brasileiro foi membro do Comitê de Iniciativa que fundou a Associação Internacional de Direito Constitucional.

Ele também faz parte de associações internacionais de ciência e filosofia política na França e na Alemanha. Na área de direito, integra grupos de acadêmicos e pesquisadores na Argentina ena Espanha.

SERVIÇO

Lançamento da biografia de Paulo Bonavides
Quando: 2/5/2016, às 8 horas
Onde: Faculdade de Direito - R. Meton de Alencar, s/n - Centro.
Via OPOVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...