sexta-feira, 8 de abril de 2016

Dengue X zika X chikungunya X São João do Sabugi.

Dengue X zika X chikungunya X São João do Sabugi.


São João do Sabugi, RN x Brasil – Será que nossa cidade vive uma Epidemia de Dengue? O Brasil vive uma epidemia de dengue com mais de 745 mil casos só neste ano. Mas esta não é a única doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti que tem trazido dor de cabeça às autoridades brasileiras. E a do nosso município?
O que diz o Sindicato Rural de São João do Sabugi? 
E as "igrejas", assumem Alguma forma de  Profetismo?

O Ministério Público de São João do Sabugi pode ter espaço enquanto voz de defesa da sociedade penada? 

O silêncio em meio aos gritos e tantos ais.

Realmente não sabemos o que é, pois os mecanismos de identificação aparentam serem inexistentes, ou se existem, não são valorizados, ou se não os são, talvez se tenha medo que as competências a cima tomem conhecimento. Desde a entrada do ano, a Cidade de São João do Sabugi, passa por uma serie de enfrentamento com relação a saúde. Um inicio de ano com as tradicionais chuvadas, chaga uma virose, onde batizavam por virose provocada pela mosca. Logo após, chega o mosquito da dengue conduzindo terror a população Sabugiense. Os ais são muitos, de criança ao jovem e do jovem ao adulto, todos sem exceção, dizem aí! Contemplamos na cidade uma visão peculiar, um panorama de espaço de promoção de saúde bem limitado, com muita gente, gente de todos os tipos e advindas de todos os locais da cidade. Nunca foi visto a população de São João do Sabugi com traços tão parecida no tocante a sintomas. É comum encontrar gente gemendo com dores nos ossos, articulações, andando, quando podem , mancando, se arrastando. Pessoas dizendo, estou muito fraco(a), com a vista embaçada. Os ais são grandes, e ecoam do pobre aos que tem um poder aquisitivo maior, todos. São todos juntos e misturados, contudo, dizendo aí! Recebemos esses dias na cidade um mobilização da SMS de São João do Sabugi, conscientizando a população sobre a possível Epidemia que  estava acontecendo. Víamos panfletagem e uma sugestiva música com a frase poética: “A Dengue Vai Te Pegar”. Pois bem, a dengue ta pegando a todos sim, e acredito que todos nós temos parcela de contribuição a darmos. Mas, por outro ângulo, é perceptível os aglomerados de lixo nas diversas ruas da cidade, esgotos a céu aberto, e uma lentidão muito grande para uma solução no tocante a eliminação da promoção do foco. A população precisa fazer sua parte sim, mas o poder público também. Constatamos também, ausência de uma medicação tão simples, como a "dipirona" na farmácia municipal. Ontem ao chegar do trabalho minha mãe encontrava-se doente com 40 graus de febre, a mesma tem 68 anos, diabética e hipertensa. A busca para um diagnostico conciso da enfermidade de minha mãe ontem, não ia se fazer possível porque não tinha medico no nosso PSF do centro durante a tarde, e quando soube por terceiros, que, viria outro medico para um outro PSF, não hesitamos em buscar uma maneira de conduzi-la, pois nem o transporte tinha a unidade de saúde. Após a consulta, os remédios foram uma injeção para a febre e dor e os demais  todos para comprar. A população sofre com o que está acontecendo. A ou B não estão em pauta aqui, o que se observa é silencio, por parte de um presente omisso de tantos que representam a populção, chegando a ganhar vários salários mínimos para isso, lutar por melhor qualidade de vida de um povo que sofre. O povo grita de dor, e as farmácias recebem o pouco dinheiro dos que quase não tem para amenizarem seus ais.
Minha gente:
A Regional de Saúde de Caico já tomaram conhecimento do que acontece em São João do Sabugi? A secretaria de Saúde do Estado já ficou sabendo? O Ministério da Saúde pode tomar conhecimento deste caos que contraria a saúde. Pelo visto o povo grita ai, e no entanto os gestores gritando ui, omitindo-se das suas responsabilidades assumidas.

Isso acontece aqui, e aí? 

Por que não chamarem toda sociedade organizada para uma mesa, e traçar um plano eficaz de enfrentamento a tudo que acontece no tocante a essa lastima na saúde de São João do Sabugi? Será  preciso óbitos  para tomada de  ação eficazes. 

É importante saber:


Dengue

Transmissão: O vírus da dengue é transmitido pela picada do mosquito aedes aegypti.
Sintomas: Febre alta (geralmente dura de 2 a 7 dias), dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Nos casos graves, o doente também pode ter sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal, vômitos persistentes, sonolência, irritabilidade, hipotensão e tontura. Em casos extremos, a dengue pode matar - até 18 de abril foram registrados 229 óbitos.
Tratamento: A pessoa com sintomas da dengue deve procurar atendimento médico. As recomendações são ficar de repouso e ingerir bastante líquido. Não existem remédios contra a dengue. Caso apareçam os sintomas da versão mais grave da doença, é importante procurar um médico novamente.
Chikungunya

Transmissão: É transmitida pelos mosquitos aedes aegypti (presente em áreas urbanas) e aedes albopictus (presente em áreas rurais).
Sintomas: O principal sintoma é a dor nas articulações de pés e mãos, que é mais intensa do que nos quadros de dengue. Além disso, também são sintomas febre repentina acima de 39 graus, dor de cabeça, dor nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas. Segundo o Ministério da Saúde, as mortes são raras.
Tratamento: Como no caso da dengue, não há tratamento específico. É preciso ficar de repouso e consumir bastante líquido. Não é recomendado usar o ácido acetil salicílico (AAS) devido ao risco de hemorragia.
Zika

Transmissão: Mais uma vez, o aedes aegypti é o vilão da história. Mas o vírus também é transmitido pelo aedes albopictus e outros tipos de aedes.

Sintomas: O vírus não é tão forte quanto o da dengue ou da chikungunya e os pacientes apresentam um quadro alérgico. Os sintomas, porém, são parecidos com os das doenças “primas”: febre, dores e manchas no corpo. Quem é infectado pelo zika também pode apresentar diarreia e sinais de conjuntivite.
Via Palavrasafins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...