sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Ano começa “seco” para apenas três municípios do Rio Grande do Norte

Ano começa “seco” para apenas três municípios do Rio Grande do Norte

Relatório emitido pela Emparn mostra efeitos da mudança climática no RN












Quebrando a rotina mantida no decorrer dos últimos anos, 2016 começou com um cenário climático favorável para os municípios do Rio Grande do Norte. As mudanças
causadas pelo fenômeno vórtice ciclônico de ar superior, tem motivado chuvas em praticamente todo o Estado.

Para se ter uma ideia, segundo relatório emitido nesta quinta-feira pela Emparn, apenas 15 municípios encontram-se na lista de clima considerado seco (12) ou muito seco (3).

O número teve uma queda significativa em comparação ao mesmo período do ano passado, quando 107 municípios eram qualificados como seco (44) ou muito seco (63).

No primeiro mês de 2015 nenhum município era especificado como muito chuvoso e apenas quatro eram tido como chuvosos. Nos primeiros 20 dias de 2016 pelo menos 56 municípios constam na lista de chuvosos e 18 na de muitos chuvosos.

Apesar de não se configurar como o início do período de “inverno”, as chuvas registradas no mês de janeiro tem ajudado a amenizar os efeitos da longa estiagem que atinge o Rio Grande do Norte.

Além de amenizar as altas temperaturas que normalmente marcam este período, as chuvas serviram para recompor pequenos reservatórios e já ajudou a eliminar o colapso no abastecimento de pelo menos um município, Equador, que teve o sistema de abastecimento retomado pela Caern.

Com a continuidade das chuvas, agricultores começam a preparar a terra para o plantio. A informação de que o fenômeno El Nino perde força, e poderá resultar em novas chuvas a partir do fim de março, tem animado os agricultores que veem a possibilidade do cultivo de lavouras com feijão e milho, dizimadas nos últimos anos.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...