quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

SÃO JOÃO DO SABUGI



SÃO JOÃO DO SABUGI - Criado através do Decreto-Lei n º 146, de 23 de dezembro de 1948, onde foi desmembrado de Serra Negra do Norte. O município conta com uma grande quantidade de organizações da sociedade civil, igrejas, escolas, Banda de música,  unidades de saúde, associações, sindicatos, colonia de pesca, entre outros. Uma cultura que torna-se referencia no Seridó. Poderíamos estar mas felizes se não fossem as obras paradas no município, tais como a praça de alimentação, saneamento básico, creche padrão, destruição da praça Antonio Quintino, postos de saúde abandonados na zona rural, pórtico na entrada da cidade, etc, etc, etc...  .




Tristes tempos em que o poder municipal, tecnicamente, aquele que deve zelar pelo bem comum, é o principal saqueador de nossos direitos e exterminador dos espaços coletivos da nossa cidade, isso em favor de quê e para quê!!?


Reinventa a cidade a despeito de seus cidadãos. Não os tem como finalidade. Remove prédios históricos inteiros, como foi com as primeiras casas da fundação da nossa São João do Sabugi, pega a praça e a remove quase que por completa, podendo ter usado o dinheiro em outra, em algum bairro, mas,  ainda obstrui a Av. Tenente Antônio de Medeiros com um barracão que se intitula,  " O Escritório ". 

Reinventa paisagens como se não tivéssemos história. Derruba quadras e cria verdadeiros mictórios ao ar livre e ao Deus dará.
E isso não é bom? Perguntam alguns.
Claro que não, eu respondo. 
E não me atenho a discutir a efetividade destas com a cor partidária , mas ao fim das praças. Sim, e antes que me perguntem para que serve uma praça (alguém ousa perguntar!!?) vou me adiantando a dizer…
Uma cidade é pensada para seus moradores e seu bem estar. Bem estar este que implica e gera, inclusive, saúde e sociabilidade. Para tal, são fundamentais os espaços livres de aglutinação e convívio. Espaços de lazer e cultura. E quanto mais ocupada, cheia de gente, problemática etc, uma cidade se torna, mais necessárias são as praças.
E como a história é dinâmica. Em meio a um momento de desagregação social… Em meio a uma gestão saqueadora … E talvez por isso,  esteja surgindo esse movimento de vários jovens, pleitearem a candidatura a prefeito, afim de resgatar a reafirmação de uma vida coletiva e mais harmônica, coisa que gente sem cultura, não dá valor.
Se é a nossa história ameaçada  por quase trinta anos,  que sejamos um povo unido, abraçando e resgatando sua história e, mais ainda, a possibilidade de um futuro melhor.

Hoje, dia do aniversário da cidade, não há onde, e o quê comemorar, pois para mim, não se comemora erosão, destruição, abandono, violência, etc,etc,etc.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...