segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Zé Procópio: “Se não houver recarga hídrica logo no início de 2016 teremos uma situação de desespero”

“Se não houver recarga hídrica logo no início de 2016 teremos uma situação de desespero” afirma Procópio Lucena

Rio Grande do Norte























Na Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu existem em torno de 2.447 espelhos d’água artificiais. Porem reservatórios estratégicos com capacidade de acumulação próxima ou superior a 10 milhões de m³, são 51 açudes, que conjuntamente soma em torno de 5 bilhões e setecentos milhões de m³. Porém, neste momento o quadro é de criticidade hídrica e a tendência é a permanência e agravamento desta situação.

Hoje só dispomos de água praticamente na barragem armando ribeiro com 23% de sua capacidade e o sistema Curema-Mãe D’água com mais ou menos 15%. O quadro é grave e se não houver recarga destes reservatórios logo no inicio de 2016 teremos uma situação de desespero para as populações da PB e RN. O que pensa os governantes sobre essa situação? Ficar de braços cruzados esperando a situação piorar pra repetir à velha pratica da indústria da seca? Fazer da seca uma moeda eleitoral e trocar água por voto?

Lembre-se a seca é um fenômeno natural, que só causa sofrimento por falta de planejamento, gestão e investimentos em ações estruturantes e políticas públicas de convivência com o semiárido com participação social por parte do estado, já a fome e a pobreza e um fenômeno político e que também tem jeito, basta desconcentrar a riqueza, a renda, a terra e desbancar do poder essa elite corrupta, que privatiza o estado e, implantar um governo a serviço da justiça, da igualdade e da sustentabilidade. Que governe para os pobres e os trabalhadores e não para os ricos como sempre aconteceu na historia do Brasil.

Por Procópio Lucena
Presidente do CBH Piancó/Piranhas/Açu

Fonte: Marcos Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...