segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Foguete brasileiro explode no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão

Revista Galileu - PEB - 2

Alcântara novamente….
Um foguete brasileiro não tripulado explodiu instantes antes de seu lançamento, na tarde do dia 13 de novembro, no Centro de Lançamentos de Alcântara, no Maranhão. Ainda não se sabe exatamente qual foi a causa do acidente, mas especula-se falha nos propulsores do foguete VS-40M.
A falha teria acontecido durante a operação de lançamento do Satélite de Reentrada Atmosférica (SARA).
Segundo o centro de controle da missão, o foguete ainda estava na rampa de lançamento, e nem sequer chegou a decolar. “Aconteceu uma falha no motor do veículo VS-40M no momento da ignição, o que causou o grande acidente”, disseram as autoridades em um comunicado oficial. “Todos os procedimentos de segurança foram adotados, e não houve riscos a nenhum dos profissionais envolvidos.”
Um outro experimento de geo-posicionamento global, ainda em fase de testes, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), também estava a bordo do foguete, mas ainda não se sabe se o equipamento foi ou não destruído.
Por causa dessa explosão, a área de lançamentos no litoral do Maranhão permanece isolada. Uma comissão será criada a fim de investigar as causas do acidente.
Duas semanas antes desse acidente, no dia 30 de outubro, ocorreu o lançamento do 12° Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), que tinha a missão de avaliar e testar as condições para a etapa principal da Operação São Lourenço, com o lançamento do SARA. O lançamento do FTI foi um sucesso, e tudo indicava que o lançamento do foguete VS-40M também seria bem sucedido.
Esse não foi o pior
Esse acidente nos faz lembrar a grande fatalidade ocorrida em 2003, quando o Programa Espacial Brasileiro sofreu sua maior perda de todos os tempos. Uma grande explosão na mesma base de lançamento, em Alcântara, destruiu o foguete VLS-1, que tinha a missão de colocar dois satélites de sensoriamento remoto em órbita.
O grande acidente de 2003 deixou 21 mortos, e na época, muitas pessoas envolvidas na missão especularam que teria sido uma sabotagem, para que o Brasil não conseguisse desenvolver seu próprio Programa Espacial. Um fato curioso é que a explosão aconteceu três dias antes do lançamento do foguete, e até hoje não se sabe ao certo quais foram as causas do grande acidente de Alcântara.
Fonte: UOL / O Imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...