quarta-feira, 9 de setembro de 2015

São João do Sabugi/RN - Aqui também houve protesto



São João do Sabugi realizou protesto no Dia da Independência, contra as insanidades realizadas pelo poder municipal.

Academia



















Ontem, Dia da Independência, um grupo de pessoas se reuniu em São João do Sabugi RN, vestidos de preto e realizaram ato público silencioso, em sinal de luto, pela demolição do coreto da Praça Antônio Quintino de Araújo, construída em 1953. Em silêncio, as pessoas foram até o coreto demolido e jogaram balões pretos. Também foi distribuído adesivo com fotografia do coreto e a hastag #NossoCoretoNossaHistória.
O ato foi realizado por pessoas do Movimento em Defesa do Patrimônio Histórico Cultural Sabugiense, que estão fundando associação para demonstrar a insatisfação com o que foi destruído e buscar formas legais de proteger o que resta, do patrimônio histórico sabugiense. Após o ato público, 500 adesivos foram distribuídos junto a população.
Em 25 de junho deste ano houve audiência pública na Câmara de Vereadores de São João do Sabugi, RN, onde o prefeito Aníbal Pereira esteve presente e aceitou a defesa das pessoas em prol da preservação do coreto e do dancing da Praça Antônio Quintino de Araújo. Foi firmado que o coreto e o dancing não seriam demolidos, preservando seus traços arquitetônicos. Conforme o acordo, também as árvores antigas e frondosas, seriam preservadas.
Na audiência estiveram presentes professores, estudantes, agricultores, donas de casa, representantes de associações da sociedade civil organizada, historiadores, enfim, a população sabugiense representada de forma significativa.
Após alguns dias, de forma inesperada, o prefeito começou a descumprir o acordo: as árvores foram arrancadas e para a surpresa geral da população, o coreto – que antes de 1953 já existia com nome de palanque – foi ao chão, para ser reerguido sem em nada remeter ao antigo coreto, que condiz com a história do município e história de vida de cada sabugiense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...