sábado, 18 de julho de 2015

MISSÃO EM MARTE. A MARATONA MARCIANA DA SONDA OPPORTUNITY EM VÍDEO DE 8 MINUTOS



:
O rover da NASA celebra 11 anos de atividades na superfície do planeta vermelho e mais de 42 quilômetros percorridos na sua superfície. Aqui está o vídeo que sintetiza as imagens registradas

Quando ainda estava em órbita, a sonda Opportunity, da NASA, fotografou a Cratera Victoria, em Marte
Quando ainda estava em órbita, a sonda Opportunity, da NASA, fotografou a Cratera Victoria, em Marte

Por: Equipe Oásis
Fotos e vídeo: NASA

Marte, 25 de janeiro 2004: a sonda Opportunity, projetada e construída pela NASA, aterrissa no Meridiani Planum, uma planície situada nas proximidades do equador do planeta vermelho. Sua missão prevê uma duração total de 90 dias marcianos. Cada dia marciano equivale a 24 horas, 39 minutos e 35 segundos terrestres.
Terra, 2 de julho 2015: O Jet Propulsion Laboratory da NASA libera um vídeo que documenta os excepcionais recordes alcançados pela Opportunity. Excedendo com efeito cerca de 40 vezes a hipótese inicial de sua vida útil, a sonda permanece ativa até hoje. Ela já percorreu 42,2 quilômetros na superfície de Marte.

A sonda Opportunity examina uma rocha na superfície de Marte
A sonda Opportunity examina uma rocha na superfície de Marte

Os 11 anos de vida ativa da Opportunity foram condensados em um vídeo de 8 minutos: à esquerda podemos acompanhar os ângulos de visão da sonda, com a data terrestre e a indicação dos dias marcianos transcorridos. À direita aparece o mapa do percurso seguido. A sonda chegou agora nas imediações da Cratera Endeavour – com 22 quilômetros de diâmetro, situada à direita de quem olha o mapa e à esquerda para o sentido da marcha.
Como indicado pelas frases em inglês que precedem as imagens, o áudio que ouvimos depende das vibrações do acelerômetro da Opportunity. Os sons fortes correspondem ao esforço realizado para superar terrenos acidentados ou em declive ou aclive, e os sons mais débeis dizem respeito a terrenos mais planos ou arenosos.

Galeria das melhores fotos de Marte tiradas pela Opportunity:


1 Para celebrar os 11 anos de atividade das sondas espaciais Spirit, que funcionou durante 6 anos seguidos, e Opportunity, que continua a explorar a superfície do planeta Marte, o Smithsonian National Air and Space Museum de Washington organizou uma mostra intitulada “Spirit and Opportunity: 10 Years Roving Across Mars” (“Spirit e Opportunity: 10 anos de viagem em Marte”) com as 50 fotografias mais significativas tiradas pelas sondas. Para esta galeria selecionamos algumas das mais belas.


2 A borda leste da cratera Endeavour, onde a sonda Opportunity detectou depósitos de gesso, um indício da passada presença de água  no subsolo marciano.

3 Opportunity fotografa a própria sombra, alongada pela luz baixado entardecer marciano, nos limites da cratera Endurance.


4 Uma olhada para o caminho já percorrido: a sonda Opportunity fotografa o próprio “rastro” enquanto se move.

5 Deserto do Sahara? Não, são as dunas da cratera Endurance, que foram exploradas pela sonda Opportunity de maio a dezembro de 2004.  O estudo das dunas marcianas é fundamental para se saber a orientação dos ventos na superfície do planeta.


6 Um leito de rochas denominadas “toltecs”, provavelmente de origem vulcânica ou basáltica, a se julgar pela coloração intensa.

7 Um afloramento de rochas (que lembra um pouco o formato de um rosto) nas imediações da Home Plate, um planalto marciano acuradamente estudado pela sonda Spirit.

8 Uma imagem em cores falsas do planalto Home Plate capturada pela sonda Spirit (as diversas tonalidades servem para enfatizar as diferenças na composição geológica do solo).

9 Uma outra foto de dunas de areia marciana que poderia perfeitamente ser uma paisagem terrestre.

Vídeo: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...