quinta-feira, 9 de julho de 2015

É HOJE... Noite especial na Ilha de Santana

ATENÇÃO!
É HOJE...
Noite especial na Ilha de Santana

Cordel, mamulengo, poesia, música e muita cultura potiguar. Esse leque é a programação que a Casa das Palavras levará para Caicó nesta quinta-feira (09), a partir das 19h na Ilha de Santana. O projeto que já passou por diversas cidades do RN tem como objetivo valorizar a magia dos artistas potiguares.
As apresentações começam com o poeta Antônio Francisco e o cordelista caicoense Edcarlos Medeiros recitando poesias e cotando causos. Em seguida, os bonecos do Grupo Caçuá de Mamulengos tomam conta do projeto fazendo todo mundo voltar aos tempos de criança. Para animar ainda mais a noite, a Orquestra Sanfônica do Seridó preparou um repertório especial com clássicos da música popular brasileira.
No final das apresentações, será entregue à cidade a mini-biblioteca em formato de casinha para compartilhamento de livros, que homenageará o grande poeta Moacy Cyrne, considerado o maior estudioso brasileiro das histórias em quadrinhos.
A Casa das Palavras tem patrocínio da Cosern, Oi e Governo do Estado, através da Lei Câmara Cascudo. Apoio da Prefeitura de Caicó, Fundação José Augusto e Oi Futuro. Estão programadas ainda novas ações e eventos para as cidades de Jardim de Piranhas, Parnamirim, Mossoró e Natal.
Antônio Francisco
Graduado em história, Antônio Francisco é poeta popular, cordelista, xilógrafo e compositor. Em 2006, tomou posse na Academia Brasileira de Literatura de Cordel, na cadeira de número 15, cujo patrono é o saudoso poeta cearense Patativa do Assaré. É o patrono da Feira do Livro de Mossoró.

Edcarlos Medeiros
Poeta, cordelista e recitador formado na oficina de cordel “Um canto, um conto”, ministrada pelo poeta e radialista Djalma Mota e coordenada pela pedagoga e poetisa Dodora Medeiros, trabalho desenvolvido através da Associação União do Sobrado. Atualmente cursa filosofia na UFRN-Campus Caicó, e exerce a função de diretor cultural do departamento de cultura da Prefeitura Municipal de Caicó.

Grupo Caçuá de Mamulengo
Formado pelos artistas populares Ronaldo do Caçuá e Naldinho dos bonecos, que atuam com o teatro de bonecos desde 2007. O grupo já participou de encontros de mamulengo em Natal, Mossoró e São Paulo/SP. Realizou oficinas de João Redondo, em cidades do Seridó e se apresentou no projeto Casa das Palavras em Currais Novos, Ceará-Mirim e Macaíba.

Orquestra Sanfônica do Seridó
Com 5 anos de existência, a orquestra tem por objetivo resgatar as raízes culturais do nordeste brasileiro, por meio de obras musicais executadas na sanfona, instrumento típico dessa região. Tocando Clássicos da música Nordestina, tais como: Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Sivuca, Dominguinhos, entre outros.

Mini-bibliotecas
Os municípios visitados pela Casa das Palavras recebem uma mini-biblioteca em formato de casinha artesanal, onde os leitores podem compartilhar livros, cordéis, gibis e as pessoas que transitam pela rua, bairro e comunidade têm acesso a esse material. A proposta para manter a casa sempre cheia é a liberdade e o incentivo para que os leitores possam pegar emprestado, ler, devolver e doar novos livros. O fluxo libertário é a aposta para que a mini-biblioteca estimule e dê ânimo aos leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...