quarta-feira, 8 de abril de 2015

Profetas do Seridó

Profetas do Seridó se reúnem com organizador do Encontro dos Profetas do Ceará


IMG_9661
Foto: Marcos Dantas
Em Caicó para explicar aos profetas do tempo de nossa região do Seridó, o sucesso da experiência do Encontro Anual dos Profetas, realizado em Quixadá (CE), o ex-diretor da Companhia de Águas do Ceará, Helder Cortez destacou em entrevista ao Blog do Marcos Dantas, que um dos principais objetivos de encontro desta natureza, é resgatar e manter a tradição cultural que envolve o conhecimento dos homens do campo. “Na chegada dos escravos começaram a trazer experiências da África, e os portugueses entenderam que aqui não era igual à Europa na hora de plantar, e os profetas do tempo reinaram absoluto”, explicou.
A perpetuação da cultura também é um dos objetivos dos encontros, que começou em Quixadá mas vem se espalhando por várias outras regiões. “Você entender a facilidade que nossos avos tinham em ter contato com a natureza, e hoje nossos filhos querem é saber de Tablet ao invés de entrar no mato para pesquisar os pássaros e os animais silvestres. Era uma cultura que estava ameaçada de deixar de existir”, disse Helder.
E será a partir das informações transmitidas por Helder Cortez no encontro desta terça-feira com profetas do tempo da região, que a EMPARN em parceria com a Associação dos Profetas do Tempo do Seridó, passará a planejar a realização do I Encontro da região, provavelmente para o próximo ano. “Vocês não queiram imaginar a riqueza cultural que um encontro desse proporciona. Lá em Quixadá quando menos dá, são 800 participantes a cada edição, e recebemos pessoas e imprensa de todo o Brasil”, finalizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...