terça-feira, 27 de janeiro de 2015

"Os Primeiros Marketings Sabugienses".

Esta é a casa de minha Tia Sinforosa Medeiros onde é proprietária e residente da mesma desde o ano de 1994, ano em que deixou de residir no Sítio Mata-Fome município de São João do Sabugi-RN, local onde nasceu e morou ate seus 59 anos de idade. A partir de dezembro do ano de 2014, a edificação contem em seu lado externo frontal um símbolo e números em alto-relevo de argamassa representando a marca de ferrar gado que pertenceu ao Sr Manoel Delfino de Medeiros Filho, fazendeiro e criador nos anos 80 do século XIX na ribeira do Sabugi. A marca ou o “ferro” como era chamado foi registrado no dia 09 de janeiro de 1884 na coletoria pertencente a freguesia de Serra-Negra na então província do Rio Grande. Além do ferro, o meu bisavô apresentou e registrou o signal de “assinar” ovelhas (o sinal são cortes feitos nas orelhas do ovino identificando a posse do animal) devidamente descrito no documento de registro. O ferro contem TRONCO; ENXADA na parte inferior, e dois PUXETES horizontais no lado superior que se assemelha com a letra “F”, sendo que nos registros das marcas de ferrar da época em que foi ilustrado e registrado não se utilizava de letras do alfabeto, e sim, símbolos em número de vinte uma representações que davam meios pra os criadores iniciarem suas marcas de ferrar. É bom lembrar que as marcas sucediam as famílias e mudavam de acordo com os descendentes, sendo um patrimônio da mesma.
http://www.cerescaico.ufrn.br/mneme/pdf/mneme20/207.pdf

Os serviços de pedreiro foram realizados pelo Sr João Evandro De Medeiros no mês de dezembro de 2014, enquanto que os serviços de pinturas pelo pintor Chagas de João Generosa nos meses de dezembro 2014 e janeiro do ano em curso.



Relíquia de Doc de 1884

Fonte : Raílson Medeiros

Um comentário:

  1. A transquição do documento tem o seguinte teor:

    Fazendeiro e criador Manoel Delfino de Medeiros Filho, residente e criador no sítio Matinha desta Freguezia de Serra Negra, vem apresentar a esta Coletoria para ser registrado o seu ferro e signal.
    Ferro: (...) Ribeira:




    Signal:

    Brinco por baixo e ponta troncha em uma orelha e na outra levada por baixo e arpado por cima.
    Serra Negra, em 9 /de janeiro de 1884


    Como encarregado
    Antônio Carlos de Medeiros

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...