quarta-feira, 23 de julho de 2014

Os Brutos do Seridó

brutos (1 de 11)
Vaqueiros da Pega de Boi no Mato, na Fazenda Pitombeira, em Acari
Numa situação extrema de sobrevivência pela falta d’água, vaqueiros nordestinos moram na caatinga seca, na região do Seridó, sertão do Rio Grande do Norte, onde só os brutos sobrevivem.
Diferentes das vaquejadas, onde o boi corre numa arena demarcada e é perseguido por vaqueiros, a Pega de Boi no Mato acontece no meio da vegetação caatingueira com os vaqueiros se embrenhando no mato em cima de cavalos ligeiros para pegar o boi, enfrentando espinhos de juremas e touceiras de xique-xique, demonstrando coragem e valentia.
A tradição da Pega de Boi no Mato chegou ao sertão do Nordeste com a colonização e a expansão da criação de gado, quando não havia as cercas delimitando as fazendas e o boi era solto na caatinga. Durante os períodos de seca, os fazendeiros reuniam os vaqueiros da região para pegar o boi, marcar a ferros e conduzir para áreas onde os pastos eram mais abundantes.
No livro “Vaqueiros e Cantadores”, o escritor norte-riograndense Luís da Câmara Cascudo escreveu: “A Pega do Boi é uma prova legítima de habilidade e força, torneio sagrador de famas, motivo de cantadores que imortalizaram a façanha”.
brutos (8 de 11)
brutos (3 de 11)
brutos (10 de 11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...