sexta-feira, 13 de junho de 2014

Novo cometa se aproxima da Terra e poderá ser visto a olho nu em outubro

Os habitantes de nosso planeta viverão, em breve, um acontecimento astronômico espetacular: em meados de outubro, o cometa C/2012 Panstarrs K1 estará tão próximo à Terra que poderá ser visto a olho nu.
A informação, publicada pelo jornal ABC, diz que o cometa foi descoberto pelo telescópio Pantarrs, localizado no Havaí, em maio de 2012. Na época, ele ainda estava bastante fraco, mas, desde então, aumentou sua atividade e desenvolveu uma cauda imponente. Atualmente, ele pode ser visto por habitantes do hemisfério Norte na constelação Ursa Maior, com o uso de binóculos comuns.
De acordo com o boletim astronômico divulgado, o cometa se tornará invisível a partir de 27 de agosto, pela incidência de luz solar, mas volta a ser visível em setembro, durante a madrugada. A partir de 15 de setembro, depois de cruzar a linha do Equador no céu, o cometa será visível a olho nu e seu brilho será intensificado entre os dias 29 de setembro e 23 de outubro.
Os especialistas preveem que tanto a cauda como a atividade do cometa se intensificam à medida que o objeto se aproxima do Sol. Espera-se que em cinco meses ele atinja o periélio, e então se torne visível de qualquer ponto.
A aproximação máxima entre o C/2012 e nosso planeta será de 142.120.000 quilômetros, muito perto, se levarmos em consideração que, no momento de sua descoberta, se encontrava a 1.301.520.000 quilômetros de distância.

http://noticias.seuhistory.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...