quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Ouro Branco/RN - Manoel Felipe Nery

Chamado pelos músicos de Filipim, e de Seu Manoel, pelos amigos

, Manoel Felipe Nery integrou a Filarmônica Honório Maciel de São João do Sabugi, desde a sua fundação, tocando bombardino e trombone, posteriormente assumindo a regência e tornando-se exímio maestro. Dedicado a música, Manoel Felipe era compositor e foi professor de música em São João do Sabugi e em Ouro Branco.
 
Constituiu família com Dona Severina, com quem teve uma filha, Dona Mina, já falecida. Viúvo, casou-se com Maria do Carmo, da cidade de Ouro Branco, com quem teve 10 filhos. Morou em Ouro Branco, onde transmitiu seu conhecimento sobre música; inclusive, a filarmônica da cidade tem seu nome: Banda de Música " Filarmônica Manoel Felipe Nery ". 
A idéia do nome da banda partiu do 1° Maestro  Urbano Medeiros e teve aprovação de todos que faziam parte da mesma, permanecendo até hoje: Filarmônica Manoel Felipe Nery.
Após 16 anos de vivência em Ouro Branco, retornou para São João do Sabugi. Na época escreveu a letra da música “Saudades da Minha Terra”, numa referência ao desejo de voltar a  São João do Sabugi; onde permaneceu até o último de seus dias.
A Filarmônica Manoel Felipe Nery – que é mantida pela prefeitura municipal de Ouro Branco-RN – tem uma trajetória brilhante desde sua fundação. É ela que abrilhanta as festividades cívico/religiosas e datas comemorativas como: a Festa da Colheita, do Divino Espírito Santo, desfile do 07 de setembro, dentre outros. Além disso, suas apresentações não se restringem apenas a Ouro Branco, sendo esta convidada a se apresentar em várias outras cidades do RN e PB nos mais diversos eventos culturais.







Do Blog de Anchieta França: 

A Bibliografia do Mestre Felipim, é enorme ! Não são poucos adjetivos que mostra a história de um Gênio chamado Manoel Felipe Nery. Como músico, amigo e discípulo de Felipim, também joguei no bicho passado por " ELE " !
Sinal que " MESTRES" são abandonados a própria sorte no nosso SERIDÓ!
Para sobrevivência, Seu Manoel era cambista( BICHEIRO) nas ruas de São João do Sabugi/RN. A Cidade de São João do Sabugi tem " NOJO " de músicos, (Isso se falando do EXECUTIVO MUNICIPAL). O Único


Secretário que teve aproximação a nossa FILARMÔNICA, foi o saudoso Secretário da Prefeitura, o Senhor Pedro Anastácio de Oliveira. Esse sim, concedeu fardamentos, promoveu encontros, mostrou a Honório Maciel no RN, incentivou a ARTE DE EXPRESSAR OS NOSSOS PENSAMENTOS ATRAVÉS DO SOM,  no nosso município E NO MUNDO. Hoje, temos a honra, de termos sido seus alunos, e..., Seu Manoel, ... sei que onde estás, não vê as minhas lágrimas saudosas e de meus amigos músicos de não poder mais ouvir do Senhor, um " Alô você! ". De não nos chamar de " DESAFINADOS IGUAL A UM PEIDO DENTRO D'ÁGUA,  de " ORDINÁRIOS, MARCHE!!! " De vê e ouvir-te ensinando o solfejo 35, de nos abençoar com sua SABENÇA, de substituir nossos Pais, de ser apenas... o " MESTRE FELIPIM " ! Hoje Tú estás com os mestres:

Resultados da pesquisa


  1. Johann Sebastian Bach

    Ludwig van Beethoven

    Resultados da pesquisa

     e Tantos outros que se quer chegaram a sua altura!

    Anchieta França - Músico componente da Filarmônica Honório Maciel             de São João do Sabugi/RN.  

    Faltam 43 dias para o aniversário de 35 anos da Banda de Música Manoel Felipe Nery.




Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...