domingo, 14 de julho de 2013

Tema Astrônomo Amador : Descoberto Planeta Azul igual a Terra



Um planeta azul como a Terra foi descoberto por astrônomos com o uso do telescópio Hubble. A grande novidade é que, pela primeira vez, foi possível determinar a cor de um exoplaneta, no caso o HD 189733b, localizado a 63 anos-luz da Terra, na constelação da Raposa (Vulpecula).
Contudo, as semelhanças ficam apenas no aspecto da cor. De resto, este exoplaneta é um gigante de gás, que orbita muito perto de sua estrela, cujas condições para hospedar qualquer forma de vida são completamente inóspitas. Sua atmosfera possui temperaturas de 1.000 graus Celsius, com ventos de 7.000 km/h, de acordo com comunicado da Agência Espacial Europeia (ESA). O HD 189733b gira em torno de sua estrela em 53 horas e é aproximadamente 10% maior e com mais massa do que Júpiter.
Para determinar sua cor, os astrônomos mediram a quantidade de luz refletida na sua superfície, uma propriedade chamada albedo. A cor azul é por conta da atmosfera gasosa e turbulenta, composta, em maior parte, por hidrogênio e carregada de partículas de silicato.
Artigo relacionado
- See more at: http://noticias.seuhistory.com/descoberto-planeta-azul-como-terra#sthash.s9RNsqd4.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...