segunda-feira, 15 de julho de 2013

A origem do Santo Rosário


O Santo Rosário consiste no conjunto de orações acompanhadas de meditações sobre os mistérios da vida de Nosso Senhor e da Santíssima Virgem. Até o ano de 2002, eram meditados quinze mistérios (gozosos, dolosos, gloriosos), juntamente com a oração do Pai Nosso, seguidos de uma dezena de Ave-Marias cada um (por isso foi chamado por São Luís de Montfort de “o Saltério de Jesus”, em referência aos 150 Salmos).

Naquele ano, o então Papa João Paulo II,  “para reforçar o espessor cristológico do Rosário”, introduziu de forma facultativa outros 5 mistérios (mistérios luminosos),
referentes aos “mistérios da vida pública de Cristo entre o Baptismo e a Paixão”.

Rosário significa conjunto de rosas. É exatamente este o sentido desta devoção: trata-se de uma coroa de flores espiritual que docemente entregamos a nossa Mãe Santíssima, a fim de lhe demonstrar todo nosso amor e devoção.

Trata-se de um divino presente que foi concedido pelas mãos da própria Virgem Maria a São Domingos, no ano de 1214, em Toulouse, na França. Naquele tempo, a Igreja buscava converter os hereges albigenses e, consciente das dificuldades, São Domingos foi pedir auxílio a Nossa Senhora.

Assim, durante uma manhã cinzenta em que a fé dos homens parecia estar escondida pelas nuvens que cobriam a cidade, entrou numa escura floresta perto de Toulouse, refugiando-se na solidão divina. Ajoelhou-se e, prostrado, passou três dias e três noites em fervorosa oração e penitência. Diz-se que dali não levantou sequer um minuto, pois tinha certeza de que Nossa Senhora indicaria o caminho a seguir para resgatar a fé dos pecadores.

Quando estava no limiar do esgotamento físico, uma grande luz surgiu e a Santíssima Virgem resplandeceu em sua glória. Foi então que Maria, respondendo às súplicas do homem justo, fez por bem revelar-lhe o Santo Rosário.

A Boa Mãe instruiu São Domingos a pregar o Rosário e espalhar esta santa devoção. “São Domingos, inspirado pelo Espírito Santo, instruído pela Santíssima Virgem e por sua própria experiência, pregou o Rosário pelo resto de sua vida”, diz São Luís de Montfort.

Por onde a devoção se instalou, a fé floresceu, os pecadores foram convertidos e a verdade divina se desenvolveu como semente que cai em terra boa.

Não há devoção que mais agrade a Nossa Senhora, por isso devemos rezá-lo diariamente (ou pelo menos um terço), para mais perfeitamente honrar a Virgem Maria.

Fonte: http://blogtotustuus.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...