segunda-feira, 27 de maio de 2013

tema Astrônomo Amador : Jupiter, Venus e Mercurio dão show no final do dia durante a semana

Os planetas Júpiter, Vênus e Mercúrio dão show no final do dia durante a semana, em conjunção tripla que só acontecerá novamente em 2.026.

 Tradução, edição e imagens: Thoth3126@gmail.com
PLANETAS DÃO  SHOW AO POR DO SOL DURANTE A SEMANA INTEIRA: 
Ontem (dia 26 de maio, domingo) à noite, Vênus, Júpiter e Mercúrio convergiram para formar um triângulo brilhante no céu do por do sol. ”Foi um pôr do sol absolutamente incrível com um show dos planetas”, diz Marek Nikodem, que fotografou a imagem abaixo desde Szubin, na Polônia:
Na aproximação para a conjunção, os três planetas se encaixam dentro de um círculo menor do que 3º graus de largura. Foi um evento raro. Não haverá outra conjunção planetária tripla tão apertada e próxima como esta até 2026.
Constantino Emmanouilidi enviou esta imagem do triângulo planetário desde Salônica na Grécia. “Depois de muitos dias de céu nebuloso por causa da poeira soprando da África, o horizonte limpou e fomos capazes de ver um belo espetáculo dos três planetas em configuração no céu ocidental”, disse ele.
No entanto, o show ainda não acabou. O triângulo irá se alongando e, finalmente, vai se desfazer nas noites à frente – e vale muito a pena continuar acompanhando a dança e a troca de posições entre os planetas durante esta semana, vale muito a pena assistir. 
Quando o sol se retirou na noite de 25 de maio, quem estava fora e olhou para o oeste, viu Vênus, Júpiter e Mercúrio já convergindo para formar um triângulo brilhante no céu do por do sol. Richard Sears enviou esta imagem de Atwater, Califórnia: ”Eu tirei a foto em 25 de maio”, diz Sears. “Que maneira de terminar o dia!”
Fique de olho no céu do por do sol durante toda a semana. NASA: vídeo , história completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...