domingo, 21 de abril de 2013

Meditando o Evangelho do Dia


 - Jo 10,27-30, Domingo, 21 de Abril de 2013


Branco. 4º Domingo da Páscoa 
     


Evangelho - Jo 10,27-30
Eu dou a vida eterna para minhas ovelhas.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 10,27-30

Naquele tempo, disse Jesus:
27As minhas ovelhas escutam a minha voz,
eu as conheço e elas me seguem.
28Eu dou-lhes a vida eterna
e elas jamais se perderão.

E ninguém vai arrancá-las de minha mão.
29Meu Pai, que me deu estas ovelhas,
é maior que todos,
e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai.
30Eu e o Pai somos um.'

Palavra da Salvação.

Reflexão
Hoje, a atenção de Jesus sobre os homens é a atenção do bom pastor, que toma sob sua responsabilidade as ovelhas que lhe são confiadas e se ocupa de cada uma delas. Entre Ele e elas existe um vínculo, um instinto de conhecimento e de fidelidade: «As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem» (Jo 10,27). A voz do Bom Pastor é sempre um chamado a segui-lo, a entrar no círculo magnético de influência. 

Cristo nos ganhou não somente com seu exemplo e com sua doutrina, e sim com o preço do seu Sangue. Nós tivemos um preço muito alto, e por isso Ele não quer que nenhum dos seus se perca. E, como toda evidência se impõe: uns seguem o chamado do Bom Pastor e outros não. O anuncio do Evangelho a uns lhes produz raiva e a outros, alegria. O que será que têm uns, e que não têm outros? Santo Agostinho, ante o mistério abismal da escolha divina, respondia: «Deus não te deixa, se tu não o deixas»; não te abandonará, se tu não o abandonas. Não ponha, portanto a culpa em Deus, nem na Igreja, nem nos outros, porque o problema de tua fidelidade é teu. Deus não nega suas graças a ninguém, e esta é a nossa força: agarremo-nos bem forte á graça de Deus. Não é nenhum mérito nosso; simplesmente, fomos “agraciados”.

A fé entra pelo ouvido, pela audição da Palavra do Senhor, e o maior perigo que temos é a surdez, não ouvir a voz do Bom Pastor, porque temos a cabeça cheia de ruídos e de outras vozes discordantes, ou o que é ainda mais grave, aquilo que os Exercícios de Santo Inácio dizem «fingir-se que é surdo», saber que Deus te chama e não dar-se por aludido. Aquele que se nega ao chamado de Deus conscientemente, reiteradamente, perde a sintonia com Jesus e perderá a alegria de ser cristão para ir a outras pastagens que não saciam nem dão a vida eterna. No entanto, Ele é o único que pode dizer: «Eu lhes dou a vida eterna. Por isso, elas nunca se perderão e ninguém vai arrancá-las da minha mão» (Jo 10,28).

1ª Leitura - At 13,14.43-52

Eis que nos voltamos para os pagãos. Leitura dos Atos dos Apóstolos 13,14.43-52

Naqueles dias, Paulo e Barnabé
14partindo de Perge,
chegaram a Antioquia da Pisidia.
E, entrando na sinagoga em dia de sábado, sentaram-se.
43Muitos judeus e pessoas piedosas convertidas ao
judaísmo seguiram Paulo e Barnabé.
Conversando com eles, os dois insistiam
para que continuassem fiéis à graça de Deus.
44No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu
para ouvir a palavra de Deus.
45Ao verem aquela multidão,
os judeus ficaram cheios de inveja
e, com blasfêmias, opunham-se ao que Paulo dizia.
46Então, com muita coragem,
Paulo e Barnabé declararam:
'Era preciso anunciar a palavra de Deus primeiro a vós.
Mas, como a rejeitais
e vos considerais indignos da vida eterna,
sabei que vamos dirigir-nos aos pagãos.
47Porque esta é a ordem que o Senhor nos deu:
'Eu te coloquei como luz para as nações,
para que leves a salvação
até os confins da terra'.'
48Os pagãos ficaram muito contentes,
quando ouviram isso,
e glorificavam a palavra do Senhor.
Todos os que eram destinados à vida eterna,
abraçaram a fé.
49Desse modo, a palavra do Senhor
espalhava-se por toda a região.
50Mas os judeus
instigaram as mulheres ricas e religiosas,
assim como os homens influentes da cidade,
provocaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé
e expulsaram-nos do seu território.
51Então os apóstolos sacudiram contra eles
a poeira dos pés, e foram para a cidade de Icônio.
52Os discípulos, porém, ficaram cheios de alegria
e do Espírito Santo.

Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 99,2.3.5 (R. 3c)
R. O Senhor, só ele é Deus,
somos o seu povo e seu rebanho.

Ou: R.Aleluia, Aleluia, Aleluia

2Aclamai o Senhor, ó terra inteira,
servi ao Senhor com alegria,*
ide a ele cantando jubilosos!R.

3Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, 
Ele mesmo nos fez, e somos seus,*
nós somos seu povo e seu rebanho.R.

5Sim, é bom o Senhor e nosso Deus,
sua bondade perdura para sempre,*
seu amor é fiel eternamente!R.

2ª Leitura - Ap 7,9.14b-17

O Cordeiro vai apascentá-los e os conduzirá às fontes da água da vida.
Leitura do Livro do Apocalipse de São João 7,9.14b-17

Eu, João, 
9vi uma multidão imensa
de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas,
e que ninguém podia contar.
Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro;
trajavam vestes brancas
e traziam palmas na mão.
14bEntão um dos anciãos me disse:
'Esses são os que vieram da grande tribulação'.
Lavaram e alvejaram as suas roupas
no sangue do Cordeiro.
15Por isso, estão diante do trono de Deus
e lhe prestam culto, dia e noite, no seu templo.
E aquele que está sentado no trono
os abrigará na sua tenda.
16Nunca mais terão fome, nem sede.
Nem os molestará o sol, nem algum calor ardente.
17Porque o Cordeiro, que está no meio do trono,
será o seu pastor
e os conduzirá às fontes da água da vida.
E Deus enxugará as lágrimas de seus olhos.'

Palavra do Senhor.

Evangelho do Portal CNBB
Reflexção do Portal Evangeli Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...