sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Prestes a ser criada, Associação dos Criadores do Seridó poderá administrar parques de exposições da região


6287Nivaldo Brum - Idealizador da Associação

O dia 02 de março deste ano marcará a criação da Associação dos Criadores do Seridó, primeiro movimento associativo voltado para defender os interesses dos produtores rurais da região. O movimento vem sendo encabeçado pelo procurador de Justiça, Nivaldo Brum, que em Caicó também exerce a atividade de produtor rural. Nivaldo conversou com nosso Blog nesta manhã de quinta-feira (14) em Caicó.
Nós enfrentamos um ano de seca e as dificuldades aumentam tanto que a gente é obrigado a pensar em novas formas de associação pra gente buscar políticas públicas, lutar junto ao Poder Público, formas de melhorar essa situação de calamidade que o agronegócio e a classe produtora rural se encontra hoje. Representando os produtores rurais do Seridó a gente vai estar presente nos fóruns permanentes onde se discute sobre o agronegócio e que envolva a atividade produtivo-rural no Seridó”, explicou Brum.
Ele destaca que já recebeu a garantia da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) que o Governo do Estado dará todo o apoio, não só na criação da Associação como lhe dando condições para que ela funcione com poder de representar o Governo na defesa dos produtores da região. A Associação, depois de criada poderá ter a missão de administrar os dois parques de exposições da região, o de Caicó e Currais Novos. E planos e projetos não faltam na idéia de Nivaldo.  
Nós estamos pensando em implementar várias coisas, uma delas é Feira de Gado do Seridó, que seria regularmente aos sábados, como existe em Campina Grande, que é na quarta-feira. Em Caicó essa feira é feita de forma simples no famoso Beco da Troca, onde as pessoas trazem seus animais para tentar vender, e isso precisa ser sistematizado e institucionalizado no Parque de Exposições Walfredo Gurgel com o apoio da Associação e do Governo do Estado”, destacou.
Marcos Dantas - Esse debate já está bem adiantado?
Nivaldo Brum - Já. Nós estamos levando esse debate aos produtores rurais e há uma unanimidade na necessidade da criação dessa associação e isso está tendo legitimidade e no dia 02 de março, às 10 horas da manhã no Parque de Exposições Walfredo Gurgel em Caicó, a classe produtora rural vai estar reunida e vamos deflagrar o movimento de criação da Associação dos Criadores do Seridó e instituir a primeira diretoria.
Quem pode participar da Associação?
Pode participar qualquer produtor rural, seja pequeno, médio ou grande. Criador de bovinos, caprinos, eqüinos, ovinos, de coelhos, abelhas, de avestruz, de peixes, enfim criação sistemática de animais domésticos, como manda a zootecnia. A gente convoca e pede a participação de todos os produtores rurais neste dia 02 de março e se integrar a nossa associação pra que a gente tenha legitimidade e com isso participar dos debates ju8nto ao Poder Público e a Sociedade Civil organizada. Nosso objetivo neste dia é ampliar logo esse nível associativismo, vamos escolher toda a diretoria, conselho fiscal para agilizar o registro no Cartório.
Já existem associações com esse objetivo na região do Seridó?No Seridó não. Nós temos a Anorc em Natal, a Ancoc que é dos Caprinos e Ovinos, temos a Acosc que é dos caprinos e ovinos do Lajes do Cabugi, mas do Seridó estamos sem representação e por isso precisamos de órgão associativo para defender os interesses do agronegócio e da economia agrícola, enfim lutar por tudo isso.
Existem experiências que comprovam a importância de uma associação como essa para a região?
Sim. Se você analisar a Acosc no Lajes do Cabugi, você tem vários projetos de iniciativa da Acosc como a questão do mel de abelha. E considerando que Lajes do Cabugi é uma região extremamente seca, muito mais do que o nosso Seridó, mas eles conseguem criar com técnicas e cursos de aprimoramento, abelhas, caprinos, ovinos de uma forma sistemática e garantir a economia rural da região.
6288"Associação vai criar Feira do Boi do Seridó", diz Nivaldo Brum - Foto: Marcos Dantas
Estas associações já existentes no Estado não atendem a demanda da nossa região do Seridó?
Há um vácuo, e se existe esse vácuo e preciso preencher. Nós temos a Anorc, mas na prática os pecuaristas do Seridó se sentem a margem desse processo. Nós temos a maior bacia leiteira e precisamos nos organizar, estando com uma associação para decidirmos os nossos destinos. Nós somos senhores dos nossos destinos.
Com a criação da Associação dos Criadores do Seridó quais seriam os seus principais desafios?
Nós estamos pensando em implementar várias coisas, uma delas é Feira de Gado do Seridó, que seria regularmente aos sábados, como existe em Campina Grande, que é na quarta-feira. Em Caicó essa feira é feita de forma simples no famoso Beco da Troca, onde as pessoas trazem seus animais para tentar vender, e isso precisa ser sistematizado e institucionalizado no Parque de Exposições Walfredo Gurgel com o apoio da Associação e do Governo do Estado.
Por falar em Parque de Exposição, a Associação passaria a administrar os parques de Exposições Walfredo Gurgel (Caicó) e José Bezerra de Araújo (Currais Novos)?
A governadora Rosalba Ciarlini sinalizou com essa iniciativa. Eu disse a ela na semana passada que queríamos no Seridó o mesmo tratamento dado a Anorc, Ancoc, Ascoc e ela disse que era legitimo esse pedido porque há uma necessidade disso, porque o parque Aristófanes Fernandes é administrado pela Anorc num regimento de comodato e é bem administrado, onde se faz bom uso para o agronegócio do Estado, se traduz num serviço público de qualidade prestado por uma associação privada e esse serviço nós também podemos oferecer.
A Associação teria como meta também fortalecer a Exposição Agropecuária do Seridó?
Sim. Não somente isso como realizar a Festa do Boi do Seridó. É uma coisa que dá certo em Natal e acho que pode dá certo aqui também, numa região de muita tradição na pecuária, sobretudo na leiteira.
Via Marcos Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...