| Papa João Paulo II |
| Escultura do Papa foi realizada em 30 dias |
![]() |
| Damião Ezequiel, com duas de suas obras, em São João do Sabugi RN |
O pai, Antônio Ezequiel Neto, trabalhava como pedreiro e sua mãe, Iranice Araújo de Medeiros, dona de casa, divertia os filhos com desenhos. “A gente não tinha televisão e minha mãe usava o desenho para nos entreter. Sentados, no chão, a gente sempre brincava de fazer desenhos, de pintar ”, relembra Damião Ezequiel.
Talvez seja a mistura do talento de pedreiro de seu pai, com a habilidade de sua mãe para o desenho e pintura, que fez de Damião Ezequiel, o escultor, entre os 8 filhos do casal. Depois de produzir pintura em tecido e telas, ele decidiu transformar a admiração que sempre teve pela escultura, em algo concreto, na sua vida. “Eu sempre admirei esculturas, mas nunca tinha tido a oportunidade de conhecer técnicas utilizadas. Um dia conheci o escultor Dalécio Mariz, de Ipueira, RN, e ele me falou sobre o desenvolvimento deste trabalho. Decidi tentar e minha primeira obra foi a escultura do Papa João Paulo II”, declara.
Damião, que hoje conta com 33 anos, residiu em outros Estados do Brasil e atualmente é funcionário público, em Ipueira, RN. Seu primeiro trabalho, em arte plástica, aconteceu em 2009, quando, atendendo convite de Padre Janilson Alves de Oliveira, fez o estandarte de São João Batista; para a Paróquia de São João Batista, em São João do Sabugi, RN.
No ano seguinte, o estandarte de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, para a cidade de Ipueira, RN e em 2011, um desafio maior: a pintura do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Capela de Nossa Senhora Aparecida, em São João do Sabugi, RN. “Cada trabalho é um novo desafio. São traços e detalhes diferentes. No ícone, os olhos, a boca, as mãos, as cores utilizadas, todos os detalhes têm um significado profundo”, explica.
A escultura do Papa João Paulo II não foi feita por encomenda e está exposta à venda. Para contatos com Damião Ezequiel: facebook ou e-mail:ezequielquinino@gmail.com e celular (84) 9934-5838.
Fonte:
Anna Jailma - jornalista e blogueira
Fotos: arquivo de Damião Ezequiel

Nenhum comentário:
Postar um comentário