Essa pergunta foi feita por um doutor da lei a Jesus. Mais realmente quem é o nosso próximo? Será o nosso pai, a nossa mãe, irmão
ou a nossa família?
ou a nossa família?
“E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;” Lucas 10. 31- 34
Mais finalmente quem é o nosso próximo? O próximo muitas vezes não esta próximo de cada um de nós, muitas vezes nem conhecemos, mais o simples gesto de ama-lo sem convivência nos leva a ter a mesma atitude do bom samaritano; e isso é ir mais além do que uma simples ação de boa conduta, é um gesto de amar quem esta necessitado.
O homem assaltado nessa ocasião é um anônimo, talvez um viajante, um desempregado em busca de trabalho quem sabe um bóia-fria. Enfim poderia sem qualquer pessoa, que tinha sido roubado, carente, um judeu, um levita, ou então um marginal, sem amigo, sem família com existe milhões no mundo. Mais Jesus descreve que antes do bom samaritano passou dois homens: o sacerdote um homem instruindo para levar as boas novas aos necessitados e um levita, um jovem que estava diante do altar do Senhor a adora-lo. Sempre esperamos mais de pessoas com estas, mais não foi eles que ajudaram o próximo, mais sim um samaritano. O próximo pode muitas vezes pode ser eu ou você.
Jesus quis dizer aquele doutor da lei, que ele poderia ser o bom samaritano, mais primeiro ela teria que ser o próximo.
Só podemos dar o que temos: Deixe o BOM SAMARITANO cuidar das suas feridas, tratar das suas frustrações; seja o próximo.
“E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Mateus 22. 39
Nunca entenderemos quem realmente é o nosso próximo, se não amarmos os que necessitam!
Pasto Pablo

Nenhum comentário:
Postar um comentário