terça-feira, 25 de setembro de 2012

Para o Povo de São João do Sabugi - RN



Depois de ouvir por Rádios da cidade de Caicó, já que aqui não tem, e de ler por diversos blogs, quando então veiculada uma matéria atribuída ao Senhor presidente da câmara de vereadores de Caicó - RN, o Senhor Leleu Fontes, que sonha em perenizar as águas do rio sabugi, deixando a mercê da sede toda a nossa população venho mostrar ao caríssimo caicoense, a Placa de Inauguração do NOSSO AÇUDE SANTO ANTÔNIO,     onde se vê para que finalidade o NOSSO açude foi criado. Uma obra que foi adquirida pelo então Presidente da Câmara Municipal de São João do Sabugi - RN, o Saudoso Senhor Vereador Clementino Antônio de Morais, que pela sua sabença extrema, pensou no futuro da nossa cidade,  começou pedindo a construção desse açude ao então Presidente da República Juscelino Kubitschek, depois ao Presidente João Goulart, sendo atendido pelo mesmo, foi iniciada a construção, sendo concluído e inaugurado já no governo de Castelo Branco. Clamo aqui as autoridades sabugienses e ao povo em geral : " Vamos lutar pelo o que é nosso, vamos lutar pela nossa água, a água é nossa ".  Caicó já tem adutora, tem o açude Itans, tem a barragem das Traíras, e o nosso já está quase seco. O sonho realizado de Antônio Cândido, não pode ser transformado em um PESADELO ! São João do Sabugi deve a " ELE " esse sonho realizado! 

Fotografia gentilmente cedida pelo Sabugiense Edmundo Januário

Senhor Fontes: Na Placa lê -se o seguinte:

- AÇUDE PÚBLICO SABUGI -
1962 - 1966
Volume d'agua acumulado: 65.334,875m²
Volume de material empregado: 197.254m²
Extensão do coroamento: 401.00m
Altura da parede: 20.50m
Finalidades: 
a - piscicultura 
b - irrigação
c - abastecimento d'agua da cidade de São João do Sabugi.

Diga - nos Senhor Fontes, onde o Senhor lê " PERENIZAÇÃO" !!?
Vá secar o açude de outro, esse é NOSSO !
Como é essa tal perenização que o Senhor sonha em fazer!!?, secando nossos 02 reservatórios, e aniquilando a nossa população!!?

"Ora mais veja"!!!

6 comentários:

  1. Concordo plenamente com o autor do texto pois como enfatizado Caicó tem outras formas de conseguir agua potável enquanto que o Açude Santo Antonio é o único recurso que São João do Sabugi tem, devemos sim defender aquilo que é Nosso...Daniel

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao blogueiro França pela matéria em defesa do seu município. Isso não é Bairrismo não, é lutar pelo que é seu. O açude Sabugi pertence a cidade de São João do Sabugi.

    Alcides - Natal?R

    ResponderExcluir
  3. isso é uma pouca vergonha esse forasteiro querer secar nosso açude,vá arrumar oq fazer e ñ prejudique a quem nunca lhe fez mau.

    ResponderExcluir
  4. Perenização para o vereador quer dizer: levar a água dos seres humanos de São João para os animais de meia dúzia de amigos importantes. Anchieta, como Antônio Cândido lutou por um açude e conseguiu? eu me pergunto: o que os nossos vereadores de hoje pensam? é só em eleição e re-eleição? é alimentar a discórdia de bacurais e araras? onde estão os homens que pensam no futuro como Antonio Cândido? Hoje, ainda, temos água, mas a nossa adutora ainda é a mesma de quando começou, a cidade cresceu (vegetativamente), mas a tubulação dágua é a mesma, mais de 30 anos..quem vai lutar pela atualização do sistema de água da nossa cidade??? vai continuar a briga do povo com os funcionários da CAERN??? às vezes incentivados por alguns políticos mesquinhos e olha que a CAERN arrecada bem...

    ResponderExcluir
  5. EEEEita primo vei Zé Marcone arrochado!!!!! Disse tudo em síntese do é a realidade de nossa São João do Sabugi. O fato de soltar água na comporta tem que ser dado ênfase na mídia mesmo. Fico muito feliz em ver matérias como essa sendo postada nesse blog, afinal de contas hoje é um dos únicos meios de comunicação que temos no município. Chega de “bichos” ( mascotes de campanha) em foco. Queremos lutar por vida!!!! E água é vida!!!! PARABÉNS AO AUTOR DO TEXTO...PARABÉNS AO DONO DA FOTO DA PLACA; E ACIMA DE TUDO PARABÉNS A ANCHIETA FRANÇA que tem prestado um excelente trabalho a nossa comunidade por divulgar matérias de quilate. Tô aqui pulando de alegria por perceber que São João do Sabugi ainda há uma “luz no fim do túnel”. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns a Anchieta França pela excelente reportagem. Concordo plenamente com você, pois se Caicó já tem seus reservatórios, por que interferir nos nossos? Abraços Lúcia Medeiros

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...