A chefe da Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Mulher e das Minorias – CODIMM do Rio Grande do Norte, Francisca Herlandia Mendes Moreira Passos, disse nesta segunda-feira, 21 de março, em entrevista ao programa Comando Geral da Rádio Caicó AM, que no ano de 2010, o maior índice de ocorrência no estado contra a mulher foi o crime de ameaça. Foram 8 mil ocorrências registradas nas delegacias.
Na região de Caicó, foram registrados 346 boletins de ocorrências prestadas por mulheres, sendo que destes, 179, o crime praticado foi de ameaça, enquanto que 104 foram de lesão corporal.
De acordo com dados da Codimm, em muitos dos casos, as queixas são retiradas e em outros, as mulheres não chegam se quer a fazer a denúncia. “Nós acreditamos que o que leva as mulheres a retirarem as queixas, ou simplesmente não as formularem é a coação promovida pelo agressor. Nestes casos, a denúncia solidária poderia ser uma solução. Ai são as pessoas que tomam conhecimento, que viram algum tipo de agressão, seja vizinho ou não. Essas pessoas têm a identidade mantida em sigilo. As pessoas podem ligar para denunciar no telefone 0800-281-2336”, disse.
Com relação ao funcionamento das delegacias de atendimento a mulher no Rio Grande do Norte, e especificamente a de Caicó, Herlandia Passos, disse que existe um empenho por parte do Secretário Estadual de Segurança para nomear uma delegada titular para o cargo nos próximos meses.
Atualmente a DEAM de Caicó, não têm uma delegada respondendo pelo seu funcionamento. Antes a titular era Aureci Gonzaga que está fazendo um curso de doutorado na Espanha.
No final do ano passado, pelo menos três delegadas atuaram por designação do Governo do Estado na delegacia em Caicó, em forma de rodízio, mas com o tempo não voltaram.
A CODIMN tem disponível para as mulheres o Disque-denúncia - SOS Mulher e atividades sócio-educativas de combate à violência contra a mulher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário