sábado, 26 de fevereiro de 2011

Chuvas renovam o Semiárido




O verde da paisagem no interior, após as primeiras chuvas da estação, mostra o poder de mudança na Caatinga



A Caatinga, que em linguagem indígena, significa mata branca, é um bioma único, típico do Semiárido, que cobre o sertão nordestino. Nesta época do ano, quando ocorrem boas chuvas, o tom cinza das matas, transforma-se em um verde vivo e viscoso. A natureza se renova e a vida torna-se mais alegre no campo, com o crescimento das lavouras tradicionais de feijão, milho, arroz, macaxeira e Jerimum.








Quando chega o período do inverno, as chuvas da madrugada deixam as manhãs frias, os córregos ficam cheios, a água escorre, os pequenos açudes sangram. O entardecer torna-se mais alegre, com o cheiro de terra molhada se espalhando pelo campo e misturando-se ao aroma das flores nativas. A natureza se renova, no ciclo permanente, a cada ano.

Os cactos e mandacarus parecem ganhar menos destaque com o verde de outras plantas nativas ocupando a Caatinga. As terras preparadas para o plantio se sobressaem com o tom marrom, revirado, e cultivado, até que a lavoura encubra o solo. Em dias de chuva e nublado, o sertão se transforma mais ainda, fazendo com que a sua gente esqueça os intermináveis meses de secura, intenso calor e, ainda, aridez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...